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Título : Internacionalização e Mobilidade Acadêmica no Ensino Superior : panorama dos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia no Brasil
Autor : MENEZES, Danúbia Mendes Souza
Palabras clave : Internacionalização e Mobilidade Acadêmica no Ensino Superior; Ciência da Informação; Biblioteconomia; Arquivologia; Museologia; Brasil – Portugal; Ranqueamento digital; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade de Coimbra (UC)
Fecha de publicación : 3-nov-2022
Resumen : Esta pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso em Biblioteconomia trata da temática relativa à Internacionalização e Mobilidade Acadêmica no Ensino Superior. O estudo tem por finalidade maior investigar a percepção dos graduandos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil quanto aos aspectos dificultadores e as facilidades encontradas no processo de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica. Para tanto, busca-se tratar da temática no âmbito nacional e internacional, presencial e virtual para melhor compreensão. Trata-se de pesquisa descritiva com objetivo exploratório e abordagem quanti-qualitativa. Como instrumento de coleta de dados junto à amostra da pesquisa com trinta e cinco Instituições de Ensino Superior Federais e Estaduais foi utilizado um questionário semiestruturado, com cinco seções, tendo sido realizado um pré-teste. Tal ferramenta foi encaminhada para as áreas pertinentes das referidas Instituições para divulgação junto aos estudantes de graduação dos cursos supracitados. Procedeu-se com a coleta e análise dos dados, e posterior discussão dos resultados. Foi incluído relato de experiência da autora em Mobilidade Acadêmica Internacional realizada na Universidade de Coimbra, em Portugal, no ano de 2021, com vistas a ilustrar a ocorrência do processo, as dificuldades enfrentadas e os benefícios adquiridos, como um dos resultados do estudo. Conclui-se que aqueles que compõem o recorte dessa pesquisa, afirmam ter interesse em realizar mobilidade, porém sentem a falta de acesso a informações sobre essas ações e consideram pequeno o número de bolsas ofertadas, já para outros a mobilidade acadêmica proporciona uma imersão cultural e a expansão do conhecimento sobre a ótica internacional, além de citarem quais são pontos positivos e negativos dessas ações acadêmicas. Nota-se a necessidade de mais discussões e planejamentos que aumentem a visibilidade desses programas e incentivem a participação dessa experiência intelectual, mais estudos a respeito do tema. Trata-se de temática relevante não apenas para as universidades, mas também para a vida acadêmica de estudantes com vistas ao crescimento profissional e pessoal, urge que as gestões dessas instituições sigam incentivando e investindo na geração de conhecimentos via Internacionalização e Mobilidade Acadêmica. Lembrando que se trata, também, de promover o desenvolvimento dos países com o crescimento intelectual e vivencial dos futuros cidadãos em prol da sociedade e do mundo.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47605
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