Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47581

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Simone Rabelo da-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Jéssyca Myllena Alves-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:45:02Z-
dc.date.available2022-11-16T14:45:02Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.date.submitted2022-11-13-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Jéssyca Myllena Alves. Implantação de hortas agroecológicas numa escola de ensino médio como ferramenta para educação alimentar e ambiental. 2022. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47581-
dc.description.abstractA implantação de uma horta agroecológica numa escola serve como uma ótima ferramenta pedagógica, pois com ela é possível trabalhar na prática uma diversidade de assuntos e pode ser utilizada como meio interdisciplinar pelos discentes. O principal objetivo desse trabalho é usar a implantação da horta como ferramenta para a educação alimentar e ambiental com bases agroecológicas numa escola de ensino médio, tendo como público-alvo estudantes da eletiva Horta Sustentável. A construção da horta foi realizada em nove etapas, com uma carga horária total de 25 horas/aulas e buscou-se uma participação ativa dos alunos. Os estudantes puderam acompanhar todo o processo do crescimento dos vegetais, desde o plantio, e manutenção, até a colheita e o seu destino final. A agroecologia traz para os estudantes o resgate dos conhecimentos populares, respeitando a biodiversidade existente no local, conciliando a produção de alimentos com a saúde do meio ambiente e do produtor. Durante a construção até a finalização do projeto, pode-se notar a percepção dos alunos sobre os impactos ambientais que ocorriam na área. O processo de cultivo proporcionou aos alunos novas experiências alimentares.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectAlimentação saudávelpt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.titleImplantação de hortas agroecológicas numa escola de ensino médio como ferramenta para educação alimentar e ambientalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5726651957174182pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1295351107962092pt_BR
dc.description.abstractxThe implementation of an agroecological garden in a school serves as a great pedagogical tool, with it it is possible to work in practice a diversity of subjects and be used as an interdisciplinary medium by the students. The main objective of this work is to use the implementation of the vegetable garden as a tool for food and environmental education with agroecological bases in a high school, targeting students of the elective sustainable vegetable garden. The construction of the garden was carried out in nine stages, with a total workload of 25 hours/classes and an active participation of the students was sought. The students were able to follow the whole process of vegetable growth, from planting and maintenance, to harvesting and its final destination. Agroecology brings to students the rescue of popular knowledge, respecting the existing biodiversity on the site, reconciling food production with the health of the environment and the producer. During the construction until the completion of the project, it can be noted the perception of the students about the environmental impacts that occurred in the area. The cultivation process provided students with new food experiences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC II - Jéssyca.pdf1,59 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons