Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47581
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Simone Rabelo da | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Jéssyca Myllena Alves | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T14:45:02Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T14:45:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-13 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTI, Jéssyca Myllena Alves. Implantação de hortas agroecológicas numa escola de ensino médio como ferramenta para educação alimentar e ambiental. 2022. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47581 | - |
dc.description.abstract | A implantação de uma horta agroecológica numa escola serve como uma ótima ferramenta pedagógica, pois com ela é possível trabalhar na prática uma diversidade de assuntos e pode ser utilizada como meio interdisciplinar pelos discentes. O principal objetivo desse trabalho é usar a implantação da horta como ferramenta para a educação alimentar e ambiental com bases agroecológicas numa escola de ensino médio, tendo como público-alvo estudantes da eletiva Horta Sustentável. A construção da horta foi realizada em nove etapas, com uma carga horária total de 25 horas/aulas e buscou-se uma participação ativa dos alunos. Os estudantes puderam acompanhar todo o processo do crescimento dos vegetais, desde o plantio, e manutenção, até a colheita e o seu destino final. A agroecologia traz para os estudantes o resgate dos conhecimentos populares, respeitando a biodiversidade existente no local, conciliando a produção de alimentos com a saúde do meio ambiente e do produtor. Durante a construção até a finalização do projeto, pode-se notar a percepção dos alunos sobre os impactos ambientais que ocorriam na área. O processo de cultivo proporcionou aos alunos novas experiências alimentares. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Alimentação saudável | pt_BR |
dc.subject | Segurança alimentar | pt_BR |
dc.title | Implantação de hortas agroecológicas numa escola de ensino médio como ferramenta para educação alimentar e ambiental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5726651957174182 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1295351107962092 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The implementation of an agroecological garden in a school serves as a great pedagogical tool, with it it is possible to work in practice a diversity of subjects and be used as an interdisciplinary medium by the students. The main objective of this work is to use the implementation of the vegetable garden as a tool for food and environmental education with agroecological bases in a high school, targeting students of the elective sustainable vegetable garden. The construction of the garden was carried out in nine stages, with a total workload of 25 hours/classes and an active participation of the students was sought. The students were able to follow the whole process of vegetable growth, from planting and maintenance, to harvesting and its final destination. Agroecology brings to students the rescue of popular knowledge, respecting the existing biodiversity on the site, reconciling food production with the health of the environment and the producer. During the construction until the completion of the project, it can be noted the perception of the students about the environmental impacts that occurred in the area. The cultivation process provided students with new food experiences. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC II - Jéssyca.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons