Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47580
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, SUZANO DE AQUINO | - |
dc.contributor.author | AMORIM, ADRICA CAMILA VIANA DE | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-16T14:41:34Z | - |
dc.date.available | 2022-11-16T14:41:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-14 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Adrica Camila Viana de. Crítica Socrática à Macrologia: O correto modo de compor discursos em prol do ensino de filosofia em vista de uma pedagogia freiriana, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (LICENCIATURA EM FILOSOFIA) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47580 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa propõe a análise da crítica socrática ao uso dos discursos macrológicos para o diálogo e sua implicação pedagógica, como averiguadas nas obras Protágoras e Górgias de Platão. Assim como, o exame da teoria acerca da educação dialógica proposta por Paulo Freire, em suas obras de notável expressão Educação como Prática de Liberdade, Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido. Por fim, a constatação de disposições contidas na Base Nacional Comum Curricular no que se refere ao ensino do componente curricular filosofia e a prática pedagógica dos(as) professores(a) em virtude do uso do diálogo como viabilização das competências e habilidades da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no que concerne à formação integral. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | diálogo | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | ensino | pt_BR |
dc.subject | filosofia | pt_BR |
dc.subject | comunicação | pt_BR |
dc.title | Crítica Socrática à Macrologia: O correto modo de compor discursos em prol do ensino de filosofia em vista de uma pedagogia freiriana | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4597185935430562 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0169983389537362 | pt_BR |
dc.description.abstractx | La presente investigación propone el análisis de la crítica socrática al uso de los discursos macrológicos para el diálogo y su implicación pedagógica, como se verifica en las obras de Platón, Protágoras y Gorgias. Así como, el examen de la teoría sobre la educación dialógica propuesta por Paulo Freire, en sus obras de notable expresión La educación como Práctica de la Libertad, Pedagogía de la Autonomía y Pedagogía del Oprimido. Finalmente, la verificación de las disposiciones contenidas en la Base Curricular Nacional Común en cuanto a la enseñanza del componente curricular filosofía y la práctica pedagógica de los docentes en virtud del uso del diálogo como habilitante de las competencias y habilidades del área de Ciencias Sociales Humanas y Aplicadas en cuanto a la formación integral. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | FILOSOFIA | pt_BR |
dc.degree.departament | COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA | pt_BR |
dc.degree.graduation | LICENCIATURA EM FILOSOFIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC ADRICA CAMILA VIANA DE AMORIM.pdf | 287,12 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons