Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47580

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, SUZANO DE AQUINO-
dc.contributor.authorAMORIM, ADRICA CAMILA VIANA DE-
dc.date.accessioned2022-11-16T14:41:34Z-
dc.date.available2022-11-16T14:41:34Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-11-14-
dc.identifier.citationAMORIM, Adrica Camila Viana de. Crítica Socrática à Macrologia: O correto modo de compor discursos em prol do ensino de filosofia em vista de uma pedagogia freiriana, 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (LICENCIATURA EM FILOSOFIA) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47580-
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe a análise da crítica socrática ao uso dos discursos macrológicos para o diálogo e sua implicação pedagógica, como averiguadas nas obras Protágoras e Górgias de Platão. Assim como, o exame da teoria acerca da educação dialógica proposta por Paulo Freire, em suas obras de notável expressão Educação como Prática de Liberdade, Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido. Por fim, a constatação de disposições contidas na Base Nacional Comum Curricular no que se refere ao ensino do componente curricular filosofia e a prática pedagógica dos(as) professores(a) em virtude do uso do diálogo como viabilização das competências e habilidades da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no que concerne à formação integral.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectdiálogopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectensinopt_BR
dc.subjectfilosofiapt_BR
dc.subjectcomunicaçãopt_BR
dc.titleCrítica Socrática à Macrologia: O correto modo de compor discursos em prol do ensino de filosofia em vista de uma pedagogia freirianapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4597185935430562pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0169983389537362pt_BR
dc.description.abstractxLa presente investigación propone el análisis de la crítica socrática al uso de los discursos macrológicos para el diálogo y su implicación pedagógica, como se verifica en las obras de Platón, Protágoras y Gorgias. Así como, el examen de la teoría sobre la educación dialógica propuesta por Paulo Freire, en sus obras de notable expresión La educación como Práctica de la Libertad, Pedagogía de la Autonomía y Pedagogía del Oprimido. Finalmente, la verificación de las disposiciones contenidas en la Base Curricular Nacional Común en cuanto a la enseñanza del componente curricular filosofía y la práctica pedagógica de los docentes en virtud del uso del diálogo como habilitante de las competencias y habilidades del área de Ciencias Sociales Humanas y Aplicadas en cuanto a la formación integral.pt_BR
dc.subject.cnpqFILOSOFIApt_BR
dc.degree.departamentCOORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM FILOSOFIApt_BR
dc.degree.graduationLICENCIATURA EM FILOSOFIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ADRICA CAMILA VIANA DE AMORIM.pdf287,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons