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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47569
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Title: | Estratégias de comunicação entre o dentista e o paciente infantojuvenil: uma revisão integrativa da literatura |
Authors: | SANTOS, Stefany Pontes Santana dos |
Keywords: | criança; adolescência; comunicação; odontopediatria |
Issue Date: | 18-Oct-2022 |
Citation: | SANTOS, Stefany Pontes Santana dos. Estratégias de comunicação entre o dentista e o paciente infantojuvenil: uma revisão integrativa da literatura. 2022. 27 p. TCC (Graduação) - Curso de Odontologia, Departamento de Clínica e Odontologia Preventiva, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | O estabelecimento de uma comunicação efetiva entre dentista e paciente permite uma melhor adaptação ao ambiente e ao tratamento odontológico. A abordagem da criança e adolescente no consultório odontológico requer uma comunicação eficaz que pode contribuir para a minimização da ansiedade e do medo, firmando assim, um vínculo de confiança. O objetivo deste estudo foi identificar as estratégias de comunicação utilizadas para o atendimento do paciente infantojuvenil em odontopediatria. O presente trabalho é uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados: Pubmed, Scielo e BVS. A pesquisa foi realizada em agosto de 2022, sem a aplicabilidade de recorte temporal para busca, utilizando os descritores em inglês "child", "children", "adolescent", "adolescence", "communication", "health communication", “child behavior”,"behaviororientation”,"pediatricdentistry","dentistry",e"dentaloffice”,combinados através dos operadores booleanos AND e OR. Identificou-se 245 artigos da literatura a respeito da temática, dos quais 54 foram selecionados após a leitura de títulos e resumos. Destes, 40 foram excluídos por não se adequarem aos objetivos propostos e não responderem a pergunta norteadora, restando 14 publicações selecionadas para compor a amostra, analisando as principais técnicas comunicativas utilizadas na odontopediatria. Verificou-se as seguintes estratégias de comunicação: uso de vídeo, uso de desenhos, instruções escritas, linguagem de sinais, música, estímulos táteis, olfativos, verbais e visuais. A comunicação entre dentista e paciente infantojuvenil ocorre através de estratégias verbais e não-verbais, que contribuem diretamente para uma melhor interação, além de reduzir a ansiedade, propiciando a cooperação, essenciais para o sucesso do tratamento. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47569 |
Appears in Collections: | (TCC) - Odontologia |
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