Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47566

Compartilhe esta página

Título: A influência dos aspectos psicossociais nos pacientes submetidos a cirurgia ortognática, do pré ao pós-operatório: uma revisão narrativa
Autor(es): NASCIMENTO JÚNIOR, Denilson Pereira do
Palavras-chave: Cirurgia Ortognática; Impacto Psicossocial; Angústia Psicológica
Data do documento: 18-Out-2022
Citação: NASCIMENTO JÚNIOR, Denilson Pereira do. A influência dos aspectos psicossociais nos pacientes submetidos a cirurgia ortognática, do pré ao pós-operatório: uma revisão narrativa. 2022. 27 f. TCC (Graduação) - Curso de Odontologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Introdução: A face constitui um dos aspectos mais individuais do ser humano, veículo de contato interpessoal, suporte da expressão emocional, imperativo no revelar o estado afetivo e interferir nas relações sociais contudo as deformidades dentofaciais como, as discrepâncias esqueléticas, afetam negativamente esta relação. Contudo, a correção pode ser realizada através de métodos mais conservadores como a ortodontia ou associados a técnicas invasivas como a cirurgia ortognática E, através desta revisão narrativa busca-se trazer o que há na literatura científica voltada para os aspectos psicossociais dos pacientes submetidos a cirurgia ortognática. Metodologia: levando em consideração uma base teórica ou contextual, teve as estratégias de busca estruturadas a partir de DeCS/MeSHterms e para a seleção dos artigos foram utilizados operadores booleanos (AND e OR) para combinação dos termos, “Orthognathic surgery”, “Psychological Distress” e “Psychosocial Impact” na base de dados da MEDLINE/PubMed. Resultados e Discussão: A busca inicial recuperou 62 artigos. Destes, após a leitura de título e resumo, foram excluídos 20 estudos; no total, foram selecionados 42 artigos para inclusão na revisão. Onde observou-se que a graduação da beleza é dada pela anatomia do rosto e angulação das estruturas ósseas e, a aparência da face tem um sério impacto na vida humana. Conclusão: Portanto, os pacientes portadores de alterações faciais submetidos a cirurgia ortognática padecem psicossocialmente do pré ao pósoperatório. Pois, essas deformidades faciais causam no indivíduo uma diminuição significativa da autoestima, maior insegurança em relação à aparência, sensibilidade à crítica e, maior ansiedade no período pré-operatório. Dessa forma, sendo importante que seja levada em consideração a saúde psicológica em todas as fases.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47566
Aparece nas coleções:(TCC) - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Denilson Pereira do Nascimento Júnior.pdf629,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons