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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4756
Title: Educação para todos: um estudo sobre a política de inclusão dos portadores de necessidades educacionais especiais no Brasil
Authors: SANTIAGO, Sandra Alves da Silva
Keywords: Ensino Regular;Educação;Inclusão;Integração
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Alves da Silva Santiago, Sandra; Angela da Silva Aguiar, Márcia. Educação para todos: um estudo sobre a política de inclusão dos portadores de necessidades educacionais especiais no Brasil. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: O presente trabalho de pesquisa, intitulado EDUCAÇÃO PARA TODOS: um estudo sobre a política de inclusão dos portadores de necessidades educacionais especiais no Brasil , discute, numa abordagem histórico-crítica, a política educacional brasileira para os chamados alunos especiais e problematiza os significados da inclusão escolar na década de 90, dentro do marco da Constituição Federal de 1988. Os resultados da pesquisa revelaram os limites impostos à política de inclusão pela própria organização brasileira e pelo caráter paralelo assumido pela educação especial ao longo da história, o que indica a necessidade atual de se rever a estruturação da educação geral, trazendo para o seu interior as necessidades e dilemas dos excluídos do sistema, por um lado, e, por outro, a urgência em se pensar a formação dos professores como um caminho para a construção de uma consciência sobre as diferenças humanas, a partir do seu reconhecimento político
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4756
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