Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47559

Share on

Title: Uma análise da execução dos roteiros afro do Olha! Recife
Authors: ANDRADE, Izabelle Cristine Pereira de
LIMA, Camila Fernanda de
Keywords: Turismo étnico afro; Afrodescendente; Afroturismo; Roteiro afro; Olha! Recife
Issue Date: 26-Oct-2022
Citation: LIMA, Camila Fernanda de; ANDRADE, Izabelle Cristine Pereira de. Uma análise da execução dos roteiros afro do Olha! Recife. 2022. 16 f. TCC (Graduação) - Curso de Turismo, Departamento de Hotelaria e Turismo, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O turismo étnico afro é uma vertente do turismo cultural que endossa a cultura vinculada às etnias dos povos afrodescendentes. O afroturismo é uma atividade turística afrocentrada onde a população negra narra sua própria história. No Brasil, nos âmbitos público e privado, ambos segmentos turísticos vêm ganhando visibilidade nos últimos anos e impactando positivamente a vida de vários brasileiros afrodescendentes que planejam o turismo ou que consomem estes segmentos. Este estudo teve como objetivo fazer uma análise da execução dos roteiros afro do Projeto de Sensibilização Turística “Olha! Recife”, idealizado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Foi realizado o mapeamento dos roteiros afro idealizados pelo projeto e uma entrevista com o responsável pelo projeto, a fim obter dados sólidos sobre a forma na qual foram executados, além de duas instâncias de observação participante. Teoricamente esta pesquisa visou contribuir para uma maior visibilidade acadêmica acerca do turismo étnico afro e afroturismo, temas ainda pouco explorados na área acadêmica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47559
Appears in Collections:(TCC) - Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Camila Fernanda de Lima e Izabelle Cristine Pereira de Andrade.pdf211,26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons