Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47457

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOLOGNESE, Lara Helegda-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Willams Brainer-
dc.date.accessioned2022-11-09T18:09:28Z-
dc.date.available2022-11-09T18:09:28Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-11-09-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Willams Brainer de. Capacidades motoras básicas nos anos finais do ensino fundamental: Apreender à vida. 2022. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47457-
dc.description.abstractO presente estudo aborda quais são as capacidades motoras básicas que devem ser trabalhadas nos anos finais do ensino fundamental e quais estratégias metodológicas de ensino podem ser utilizadas a fim de aprimorar o desenvolvimento motor dos alunos e a importância disso para a vida. O desenvolvimento deste estudo foi realizado por meio de uma Revisão bibliográfica da literatura do tipo narrativa, com diferentes estudos já realizados, a partir de publicações de artigos científicos nacionais nas bases de dados CNPq, BIREME (LILACS) GOOGLE ACADÊMICO e SCIELO. Os principais descritores do assunto a serem utilizados para essa pesquisa serão: Capacidades motoras, motricidade, ensino e aprendizagem, metodologias e educação fundamental. Conclui se que o mesmo através das linhas metodológicas e trabalhando a Cultura Corporal de movimento, oferece para o seu aluno conhecimentos teóricos e práticos que auxiliam no desenvolvimento com estímulos motores diversos que são de suma importância para a fase que os mesmos estão que vivendo, a adolescência e a fase motora especializada (GALLAHUE, 2013). Com isso ao final do ensino fundamental, pode-se contemplar que o aluno possa aprimorar seu repertório motor e chegar à fase motora especializada com os movimentos maduros que são conquistados a partir do processo de lapidação das habilidades motoras para as capacidades motoras básicas de movimento (TANI, 2014). Palavras-chave: Desenvolvimento motor. Motricidade. Educação Física Escolar.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectMotricidadept_BR
dc.titleCAPACIDADES MOTORAS BÁSICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: APREENDER À VIDA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxThe present study addresses what are the basic motor skills that must be worked on in the final years of elementary school and what methodological teaching strategies can be used in order to improve students' motor development and the importance of this for life. The development of this study was carried out through a literature review of the narrative type, with different studies already carried out, from publications of national scientific articles in the CNPq, BIREME (LILACS) GOOGLE ACADÊMICO and SCIELO databases. The main descriptors of the subject to be used for this research will be: Motor skills, motricity, teaching and learning, methodologies and fundamental education. It is concluded that the same through the methodological lines and working the Corporal Culture of movement, offers to its student theoretical and practical knowledge that help in the development with diverse motor stimuli that are of paramount importance for the phase that they are living, the adolescence and the specialized motor phase (GALLAHUE, 2013). With this, at the end of elementary school, it can be contemplated that the student can improve his motor repertoire and reach the specialized motor phase with mature movements that are conquered from the process of polishing the motor skills for the basic motor skills of movement ( TANI, 2014). Keywords: Motor development. Motricity. School Physical Educationpt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Willams Brainer de Oliveira.pdf646,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons