Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47453

Compartilhe esta página

Título: Usabilidade em repositórios digitais: uma avaliação do ATTENA/UFPE
Autor(es): PAIVA, Vitor Heitor de
Palavras-chave: Usabilidade; Repositórios Digitais; ATTENA; Avaliação de Usabilidade; Acesso à Informação
Data do documento: 26-Out-2022
Citação: PAIVA, Vitor Heitor de. Usabilidade em repositórios digitais: uma avaliação do ATTENA/UFPE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Os repositórios digitais são ambientes capazes de armazenar e promover o acesso ao conhecimento científico. Porém, tornar o conhecimento acessível não garante que ele será, de fato, acessado de forma rápida, fácil e eficaz, principalmente se existirem problemas de usabilidade na interação com o repositório. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a usabilidade do Repositório Digital da UFPE, o ATTENA, apontando pontos positivos e negativos com relação ao processo interativo com o mesmo. Esta é uma pesquisa com abordagem qualiquantitativa e caracterizada como explorativa-descritiva, que faz uso do método do estudo de caso. São realizadas a avaliação heurística, a partir das Heurísticas de Nielsen e a avaliação empírica, a partir da aplicação de uma adaptação do questionário System Usability Scale (SUS) à usuários do repositório. Como resultado, a avaliação heurística ajudou a identificar diversos problemas, principalmente no fluxo de submissão de trabalhos científicos ao repositório (auto depósito). Entre os problemas encontrados estão: o uso de ícones inadequados para as funcionalidades que representam; falta de máscara de preenchimento para campos como CPF; falta de elemento de prevenção de erros no login (esquecimento de senha); e problemas na visibilidade do status do sistema. A avaliação empírica endossou alguns dos problemas encontrados na opinião dos usuários e o resultado do questionário SUS classificou a usabilidade do repositório como aceitável. Conclui-se que é importante solucionar problemas de usabilidade, a fim de promover o devido acesso ao conhecimento produzido na UFPE. E que é imprescindível construir um sistema interativo tendo o usuário como centro, para que suas reais necessidades sejam levadas em consideração, de forma a evitar erros e contribuir, consequentemente, com sua satisfação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47453
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Vitor Heitor de Paiva.pdf1,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons