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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47444

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Title: O que dizem os artigos científicos sobre a Esquistossomose mansoni nos livros de Biologia: uma revisão integrativa
Authors: DUARTE, Micael da Silva
Keywords: Livro didático; Barriga d’água; Ensino médio; Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino
Issue Date: 10-Oct-2022
Citation: DUARTE, Micael da Silva. O que dizem os artigos científicos sobre a Esquistossomose mansoni nos livros de Biologia: uma revisão integrativa. 2022. 28 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: A esquistossomose mansoni (EM) contribui para o agravamento da saúde pública em vários países. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a EM como uma Doença Tropical Negligenciada que ocupa o segundo lugar em relevância no mundo. No Brasil, as regiões mais afetadas são o Sudeste e o Nordeste. Na Zona da mata pernambucana foi assinalado, em 2010, 3,7% de positividade e, no intervalo de 2011 a 2019, os óbitos atingiram percentuais de 48,82 para a região metropolitana e 32,13 para a zona rural. Jovens em idade escolar (7 a 17 anos) foram apontados pelo Inquérito Nacional de Prevalência da Esquistossomose e das Geohelmintoses como os mais acometidos. Conteúdos sobre o Schistosoma mansoni e a EM são trabalhados nas escolas geralmente por meio dos livros didáticos, mas a epidemiologia sugere que os 2 escolares não estão conseguindo aplicar os conhecimentos para impedir a infecção, fazer regularmente o exame fezes e o reconhecimento dos sinais clínicos de fase aguda, medidas que aceleram o início do tratamento, aumentando assim as chances de cura. O presente estudo buscou conhecer, por meio de uma revisão integrativa, as avaliações dos conteúdos da EM presentes nos livros de Biologia, divulgadas em artigos científicos completos e disponíveis na base de dados Periódicos Capes, no período de 2016 a 2021. Nessa busca, utilizou-se a estratégia de PICO, operador boleano “AND” e os descritores: “livro didático”, “Parasitologia”, “Esquistossomose” e “Schistosoma mansoni” em português, inglês e espanhol. Foram localizados 37 artigos. Trinta e dois derivaram do cruzamento entre os descritores “Textbook AND parasitology”. Trinta e três artigos foram excluídos por não atenderem aos critérios estabelecidos, por duplicidade ou incoerência quanto aos descritores. Os quatro artigos restantes foram lidos na íntegra e excluídos porque não contemplaram o objetivo central desse estudo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47444
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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