Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47419

Share on

Title: Comparação de Estratégias de Controle para o Conversor Boost PFC
Authors: TEIXEIRA, Gustavo Azevedo
Keywords: Conversor Boost PFC; Controle PI; Controle ressonante; Distorção Harmônica Total; Correção de fator de potência
Issue Date: 25-Oct-2022
Citation: TEIXEIRA, Gustavo Azevedo. Comparação de estratégias de controle para o conversor boost PFC. 2022. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Controle e Automação, Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Com o avanço da geração distribuída de energia elétrica e da crescente quantidade de equipamentos eletrônicos que utilizam fontes chaveadas, há uma maior preocupação com a distorção harmônica de corrente e o fator de potência de tais equipamentos. A fim de amenizar os efeitos causados por conversores Boost na rede elétrica, estes podem ser substituídos por conversores Boost com função Correção do Fator de Potência (PFC), ou simplesmente conversores Boost PFC. Estes conversores frequentemente são controlados utilizando duas malhas de controle, realizando o controle da tensão de saída e da corrente de entrada. Há diversas estratégias de controle que podem ser aplicadas nesta situação, portanto, o foco deste trabalho é a comparação de algumas das estratégias de controle para a malha interna de corrente do conversor Boost PFC. Não há muitos trabalhos que visem a comparação de estratégias de controle para o conversor Boost PFC, por conta disto, este trabalho foi realizado com o propósito de expandir este conhecimento, tendo foco no controle da malha interna, a qual tem o sinal de referência mais complexo de controlar. Neste trabalho, é utilizado o ambiente de simulação do MATLAB/Simulink. Para o sistema de controle, na malha externa do controle de tensão é aplicado um controlador Proporcional-Integral (PI), enquanto que para a malha interna de corrente são utilizados os controladores PI, Proporcional (P) com ressonante e PI com ressonante. Como figuras de mérito para a avaliação dos controladores, são considerados a Distorção Harmônica Total (DHT) da corrente de entrada do conversor Boost PFC, Fator de Potência (FP) da entrada do conversor Boost PFC e Integral do Módulo do Erro (IAE) da corrente de entrada entrada do conversor Boost PFC com relação à sua referência, este último sendo aplicado quando o sinal está em regime permanente no período de uma fundamental (60 Hz). A partir desses critérios, percebe-se que o controlador PI com ressonante possui o melhor desempenho com relação a todas as figuras de mérito analisadas, enquanto que o controlador P com ressonante possui os piores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47419
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia de Controle e Automação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Gustavo_Azevedo.pdf3,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons