Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47394
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.author | VILARIM, Mariana de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T17:21:54Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T17:21:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-11 | - |
dc.identifier.citation | VILARIM, Mariana de Albuquerque. As migrações internacionais enquanto tema: aulas e debates com estudantes de uma escola pública do Recife - PE. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Geografia Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47394 | - |
dc.description.abstract | Migrações são fenômenos sociais tão antigos, quanto qualquer forma de sociabilidade que as coletividades se depararam e se deparam, ainda hoje, e, por isso, são constituintes da própria sociabilidade. Simultaneamente a ela se desenvolveu o comércio, a gastronomia, as artes, as ciências; se desbravaram territórios; se comungaram línguas e costumes. Não há exagero em dizer que as migrações atravessam a História da Humanidade, tampouco que sua importância política, cultural, econômica, além de sua intensidade crescente, não sejam fundamentais à compreensão de processos sócio-históricos e geográficos contemporâneos. O tema incita inúmeras discussões em torno de panoramas sociais complexos, como as guerras, as crises alimentares e ambientais, os diferentes processos de contenção territorial, dentre outros, por isso, não pode escapar ao debate escolar. Dessa forma, o objetivo deste trabalho consiste em abordar as migrações internacionais, enquanto conteúdo pedagógico-geográfico, voltado aos estudantes do Ensino Médio. Apresenta análises e reflexões em torno da temática migratória, além de compreender um Relato de Experiência acerca da confecção e, posterior, aplicação de aulas no EREM Martins Junior, em Recife – PE, e análises do material produzido pelo alunato. | pt_BR |
dc.format.extent | 59 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Migração internacional | pt_BR |
dc.subject | Conteúdo pedagógico-geográfico | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Relato de Experiência | pt_BR |
dc.title | As migrações internacionais enquanto tema: aulas e debates com estudantes de uma escola pública do Recife - PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4665659182659699 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Migrations are social phenomena as old as any other form of sociability in which communities have encountered and still experience today, and therefore are part of sociability itself. Trade, gastronomy, arts and science have all been developed parallel to migrations; exploration of territories; exchange of language and culture. It is evident that migrations have occurred throughout the History of Humankind, and so is its importance in understanding contemporary socio-historical and geographic processes due to its political, cultural and economic impact, as well as growing intensity. This subject prompts many discussions around complex social aspects, such as war, environmental and food crises, the different processes of territorial containment, among others, and thus is paramount to the school debate. The objective of this work is to address international migrations as pedagogical-geographical content targeted at secondary school students. It presents analyses and reflection on the theme of migration, along with a study of an Experience Report about preparation and later teaching at EREM Martins Junior, in Recife-PE, as well as analyses of the work performed by the students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-5556-7464 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mariana de Albuquerque Vilarim.pdf | 2,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons