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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47385
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Title: | Pavimentação em paralelepípedo: estudo de caso das patologias encontradas no bairro Demóstenes Veras localizado na cidade de Caruaru-PE. |
Authors: | LINS, Saulo Barbosa Soares Santos |
Keywords: | Pavimentação; Paralelepípedo; Vias; Patologias |
Issue Date: | 3-Nov-2022 |
Abstract: | A utilização de blocos de paralelepípedo é bastante recorrente em obras de pavimentação de ruas desde os séculos passados. Esse método de pavimentação de vias urbanas possui um processo construtivo através do assentamento de pedras sobre uma camada formada por agregados miúdos possuindo granulometria bem definida, rejuntadas com argamassa de cimento e areia formando um conjunto bastante resistente. Entretanto, é recorrente o surgimento de patologias ao longo do tempo nesses pavimentos devido principalmente à falta de manutenções preventivas periódicas que são necessárias para o bom funcionamento das vias. Visto isso, os pavimentos revestidos com paralelepípedos das vias da cidade de Caruaru-PE vêm apresentando vários defeitos, fatores como a chuva, variações de temperatura, ações devido a cargas móveis, problemas de gerenciamento e execução da obra, juntamente com as propriedades mecânicas do solo são problemas que podem estar danificando a estrutura das vias. Contudo, visando essa atual problemática na infraestrutura viária do município, esse trabalho tem como objetivo estudar as patologias presentes na pavimentação em blocos de paralelepípedo do município de Caruaru-PE, mais precisamente no bairro Demóstenes Veras. O estudo foi dividido em 4 etapas desde o levantamento dos dados, o estudo do caso, o diagnóstico das possíveis causas até proposições de soluções para as patologias encontradas, em que foi possível constatar patologias recorrentes como juntas sem revestimentos, formação de “panelas”, afloramento de material argiloso e de vegetação na camada de rolamento das vias estudadas. Contudo, para a correção e o melhoramento das condições da via foi proposto a construção de uma rede de drenagem de águas pluviais, o reforço nas camadas de suporte do pavimento, juntamente com fiscalizações durante os processos corretivos para assim solucionar os problemas e trazer benefícios na circulação dos veículos e pedestres que frequentam a localidade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47385 |
Appears in Collections: | TCC- Engenharia Civil - Bacharelado |
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