Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47370

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSILVA, Felipe Gabriel Gomes da-
dc.date.accessioned2022-11-08T11:54:27Z-
dc.date.available2022-11-08T11:54:27Z-
dc.date.issued2022-10-07-
dc.date.submitted2022-11-08-
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Gabriel Gomes da. Aulas de educação física na adolescência: o cuidado com sintomas de ansiedade. 2022. 22 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47370-
dc.description.abstractA ansiedade extrema é um dos maiores problemas da saúde pública mundial, podendo desencadear a depressão, podendo ser tratada e cuidada através das inúmeras práticas corporais. O papel do professor de educação física é entender como intermediar para que o aluno/praticante de atividades e exercícios físicos progridam em relação às práticas corporais de movimento e obtenham uma constância, proporcionando uma melhor qualidade de vida, bem estar, desenvolvimento das habilidades e capacidades individuais e coletivas e a prevenção de doenças crônicas e sintomas de ansiedade que podem, quando não tratada, desencadear a depressão. Este estudo teve como objetivo trazer ao leitor o compreendimento sobre ansiedade e depressão; compreender possíveis fatores desencadeantes da ansiedade e posteriormente a depressão na adolescência e apresentar métodos de se combater a ansiedade e depressão através dos exercícios e atividades físicas. A metodologia utilizada neste estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo-descritivo sobre o tema, incluindo livros, artigos, sites na internet e revistas. Como resultado, obteve-se que os exercícios físicos contribuem para a saúde física dos praticantes, beneficiando a mente. Com a ampla gama de temas transversais da educação física, também se nota que contribuem significativamente para o aprendizado, desenvolvimento pessoal, social e cultural dos indivíduos.pt_BR
dc.format.extent22 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física e depressãopt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDepressãopt_BR
dc.titleAulas de educação física na adolescência: o cuidado com sintomas de ansiedadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxExtreme anxiety is one of the biggest public health problems worldwide, and can trigger depression, and can be treated and cared for through numerous body practices. The role of the physical education teacher is to understand how to mediate so that the student/practitioner of physical activities and exercises progresses in relation to body movement practices and obtains constancy, providing a better quality of life, well being, development of skills and abilities. individuals and collectives and the prevention of chronic diseases and anxiety symptoms that can, when left untreated, trigger depression. this study aimed to provide the reader with an understanding of anxiety and depression; understand possible triggering factors of anxiety and later depression in adolescence and present methods of combating anxiety and depression through exercise and physical activities. The methodology used in this study is based on qualitative-descriptive bibliographic research on the subject, including books, articles, internet sites and magazines. As a result, it was found that physical exercises contribute to the physical health of practitioners, benefiting the mind. With the wide range of cross-cutting themes in physical education, it is also noted that they contribute significantly to the learning, personal, social and cultural development of individuals.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC FELIPE GABRIEL GOMES DA SILVA.pdf235,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons