Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47370
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | HELEGDA, Lara Colognese | - |
dc.contributor.author | SILVA, Felipe Gabriel Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-08T11:54:27Z | - |
dc.date.available | 2022-11-08T11:54:27Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-08 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Felipe Gabriel Gomes da. Aulas de educação física na adolescência: o cuidado com sintomas de ansiedade. 2022. 22 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47370 | - |
dc.description.abstract | A ansiedade extrema é um dos maiores problemas da saúde pública mundial, podendo desencadear a depressão, podendo ser tratada e cuidada através das inúmeras práticas corporais. O papel do professor de educação física é entender como intermediar para que o aluno/praticante de atividades e exercícios físicos progridam em relação às práticas corporais de movimento e obtenham uma constância, proporcionando uma melhor qualidade de vida, bem estar, desenvolvimento das habilidades e capacidades individuais e coletivas e a prevenção de doenças crônicas e sintomas de ansiedade que podem, quando não tratada, desencadear a depressão. Este estudo teve como objetivo trazer ao leitor o compreendimento sobre ansiedade e depressão; compreender possíveis fatores desencadeantes da ansiedade e posteriormente a depressão na adolescência e apresentar métodos de se combater a ansiedade e depressão através dos exercícios e atividades físicas. A metodologia utilizada neste estudo baseia-se em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo-descritivo sobre o tema, incluindo livros, artigos, sites na internet e revistas. Como resultado, obteve-se que os exercícios físicos contribuem para a saúde física dos praticantes, beneficiando a mente. Com a ampla gama de temas transversais da educação física, também se nota que contribuem significativamente para o aprendizado, desenvolvimento pessoal, social e cultural dos indivíduos. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física e depressão | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Depressão | pt_BR |
dc.title | Aulas de educação física na adolescência: o cuidado com sintomas de ansiedade | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3249757137030995 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Extreme anxiety is one of the biggest public health problems worldwide, and can trigger depression, and can be treated and cared for through numerous body practices. The role of the physical education teacher is to understand how to mediate so that the student/practitioner of physical activities and exercises progresses in relation to body movement practices and obtains constancy, providing a better quality of life, well being, development of skills and abilities. individuals and collectives and the prevention of chronic diseases and anxiety symptoms that can, when left untreated, trigger depression. this study aimed to provide the reader with an understanding of anxiety and depression; understand possible triggering factors of anxiety and later depression in adolescence and present methods of combating anxiety and depression through exercise and physical activities. The methodology used in this study is based on qualitative-descriptive bibliographic research on the subject, including books, articles, internet sites and magazines. As a result, it was found that physical exercises contribute to the physical health of practitioners, benefiting the mind. With the wide range of cross-cutting themes in physical education, it is also noted that they contribute significantly to the learning, personal, social and cultural development of individuals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FELIPE GABRIEL GOMES DA SILVA.pdf | 235,78 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons