Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47344
Compartilhe esta página
Título: | História em Quadrinhos como recurso didático para o ensino de Evolução Humana |
Autor(es): | Silva, Cleiton Ribeiro da |
Palavras-chave: | História em quadrinhos; Ensino de Evolução Humana; Recurso didático |
Data do documento: | 19-Out-2022 |
Citação: | SILVA, Cleiton Ribeiro da. História em Quadrinhos como recurso didático para o ensino de Evolução Humana. 2022. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | Apesar de possuir um marco importante para a ciência, desde o surgimento da Teoria da Evolução elaborada por Charles Darwin, em seu livro “A Origem das Espécies”, é possível observar que ao longo do tempo, essa teoria foi confrontada e informações equivocadas foram disseminadas, com relação ao tema de Evolução Humana. Sem dúvida, uns dos principais respaldos que acompanha o tema da evolução humana é a argumentação de que o homem veio do macaco, e a tentativa de saber por qual motivo os macacos de hoje em dia não estão “virando” humanos. Justamente com o pensamento de que a história evolutiva dos hominídeos ocorreu de forma linear. Sabe-se que essas argumentações são equivocadas e são um problema para o ensino da Evolução Humana, uma vez que na biologia a Evolução é um eixo transversal, sendo capaz de percorrer por todas as áreas dessa ciência devido às suas teorias e descobertas, e que em nenhum momento a ciência menciona o fato de que os humanos vieram do macaco a partir da evolução. Assim, cada vez mais, assume-se a importância de criar materiais e modelos os quais viabilizem os processos de ensino e aprendizagem e envolva o estudante. A partir dessas concepções, surgem as Histórias em Quadrinhos (HQs), consideradas como uma alternativa de recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula pelos professores, uma vez que são amplamente já conhecidos pelos jovens, e uma alternativa lúdica que possa ser trabalhado com diversos assuntos. Esse trabalho teve como objetivo central construir uma História em Quadrinhos como um recurso didático que possa ser utilizado para o ensino de evolução humana. Diante da falta de recursos didáticos que abrangem o assunto de evolução humana, consideramos que a construção deste trabalho possui grande importância para o ensino e aprendizado dos alunos e professores em sala de aula, uma vez que possibilita a melhor compreensão do assunto que está sendo trabalhado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47344 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Cleiton Ribeiro_.pdf | 4,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons