Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47344

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFilho, João de Andrade Dutra-
dc.contributor.authorSilva, Cleiton Ribeiro da-
dc.date.accessioned2022-11-03T19:05:06Z-
dc.date.available2022-11-03T19:05:06Z-
dc.date.issued2022-10-19-
dc.date.submitted2022-11-02-
dc.identifier.citationSILVA, Cleiton Ribeiro da. História em Quadrinhos como recurso didático para o ensino de Evolução Humana. 2022. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47344-
dc.description.abstractApesar de possuir um marco importante para a ciência, desde o surgimento da Teoria da Evolução elaborada por Charles Darwin, em seu livro “A Origem das Espécies”, é possível observar que ao longo do tempo, essa teoria foi confrontada e informações equivocadas foram disseminadas, com relação ao tema de Evolução Humana. Sem dúvida, uns dos principais respaldos que acompanha o tema da evolução humana é a argumentação de que o homem veio do macaco, e a tentativa de saber por qual motivo os macacos de hoje em dia não estão “virando” humanos. Justamente com o pensamento de que a história evolutiva dos hominídeos ocorreu de forma linear. Sabe-se que essas argumentações são equivocadas e são um problema para o ensino da Evolução Humana, uma vez que na biologia a Evolução é um eixo transversal, sendo capaz de percorrer por todas as áreas dessa ciência devido às suas teorias e descobertas, e que em nenhum momento a ciência menciona o fato de que os humanos vieram do macaco a partir da evolução. Assim, cada vez mais, assume-se a importância de criar materiais e modelos os quais viabilizem os processos de ensino e aprendizagem e envolva o estudante. A partir dessas concepções, surgem as Histórias em Quadrinhos (HQs), consideradas como uma alternativa de recursos didáticos que podem ser utilizados em sala de aula pelos professores, uma vez que são amplamente já conhecidos pelos jovens, e uma alternativa lúdica que possa ser trabalhado com diversos assuntos. Esse trabalho teve como objetivo central construir uma História em Quadrinhos como um recurso didático que possa ser utilizado para o ensino de evolução humana. Diante da falta de recursos didáticos que abrangem o assunto de evolução humana, consideramos que a construção deste trabalho possui grande importância para o ensino e aprendizado dos alunos e professores em sala de aula, uma vez que possibilita a melhor compreensão do assunto que está sendo trabalhado.pt_BR
dc.format.extent47pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnsino de Evolução Humanapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleHistória em Quadrinhos como recurso didático para o ensino de Evolução Humanapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9947391894712489pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5364508296916864pt_BR
dc.description.abstractxDespite having an important milestone for science, since the emergence of the Theory of Evolution elaborated by Charles Darwin, in his book "The Origin of Species", it is possible to observe that over time, this theory was confronted and wrong information was disseminated, with respect to the topic of Human Evolution. Undoubtedly, one of the main supports that accompany the theme of human evolution is the argument that man came from the ape, and the attempt to know why the apes of today are not “becoming” humans. Precisely with the thought that the evolutionary history of hominids occurred in a linear fashion. It is known that these arguments are wrong and are a problem for the teaching of Human Evolution, since in biology Evolution is a transversal axis, being able to go through all areas of this science due to its theories and discoveries, and that at no time does science mention the fact that humans came from ape from evolution. Thus, it is increasingly assumed the importance of creating materials and models which enable the teaching and learning processes and involve the student. From these conceptions, Comics (Comics) emerge, considered as an alternative of didactic resources that can be used in the classroom by teachers, since they are widely known by young people, and a playful alternative that can be worked on. with various subjects. This work had as main objective to build a Comics as a didactic resource that can be used for the teaching of human evolution. Given the lack of teaching resources that cover the subject of human evolution, we consider that the construction of this work has great importance for the teaching and learning of students and teachers in the classroom, since it allows a better understanding of the subject being worked on.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Cleiton Ribeiro_.pdf4,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons