Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47338

Compartilhe esta página

Título: Lime-pozzolan concrete
Autor(es): CAVALCANTI, Maria Eduarda Albuquerque
Palavras-chave: Engenharia Civil; Concreto de cal e pozzolana; Cal hidráulica natural; Escória granulada de alto forno; Concreto alternativo; Piso dos Roman Baths
Data do documento: 19-Set-2016
Citação: ALBUQUERQUE, Maria Eduarda. Lime-pozzolan concrete. 2017. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: Esta pesquisa analisa concretos feitos com diferentes proporções de cal hidráulica natural NHL5 e escória granulada de alto forno bem como com diferentes proporções de relação água/ligante. Esse material foi investigado com o intuito de avaliar a sua viabilidade de ser um material alternativo ao concreto de cimento Portland, por causa da necessidade de redução do massivo impacto ambiental causado pela indústria do último. Também porque em certas aplicações o cimento Portland não se apresenta como o material mais apropriado. Além disso, esse estudo investiga a viabilidade do uso desse material em um piso localizado numa antiga câmara nos Roman Baths, um antigo monumento situado na cidade de Bath, Inglaterra. Testes de laboratórios foram conduzidos para analisar as propriedades de resistência à compressão, respirabilidade e carbonatação. O carbono incorporado e a energia incorporada de cada mistura também foram calculados. Os testes de resistência à compressão revelaram que concretos de cal e material pozzolânico, neste caso escória granulada de alto forno, podem alcançar um bom desempenho e podem ser usados em aplicações cuja resistência estrutural seja baixa. Além disso, foi possível provar que concretos feitos de cal e escória granulada de alto forno podem alcançar a resistência à compressão requerida para o piso dos Roman Baths. As análises de carbono incorporado e energia incorporada também mostraram um bom desempenho desse material em termos de impacto ambiental. O teste de respirabilidade, por sua vez, não pôde obter bons resultados, por causa de problemas com o procedimento escolhido e por restrições de tempo. Do teste de carbonatação também não foi possível obter resultados por restrições com o tempo. Apesar dessas limitações, esses testes irão continuar a serem feitos em estudos futuros, especialmente porque essas propriedades são importantes para completar a análise de viabilidade do uso desse material nos Roman Baths.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47338
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EDUARDA ALBUQUERQUE CAVALCANTI-LIME-POZZOLAN CONCRETE.pdf2.2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons