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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47332

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorABREU, Mônica Santos de Araújo-
dc.contributor.authorMARINHO, Johann Guimarães de Oliveira Ferreira-
dc.date.accessioned2022-11-03T13:22:15Z-
dc.date.available2022-11-03T13:22:15Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.date.submitted2022-10-21-
dc.identifier.citationMARINHO, Johann Guimarães de Oliveira Ferreira. Modelo Kano de satisfação do cliente: um estudo de caso aplicado a uma empresa do mercado de adquirência. 2019. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47332-
dc.description.abstractNum contexto de competitividade cada vez mais acirrada, o mercado de adquirência no Brasil encontra empresas mais dispostas a abdicar de preço como principal opção para se tornarem competitivas diante do consumidor. O trabalho em questão analisou a qualidade percebida pelos clientes a respeito dos produtos e serviços de uma empresa do mercado de adquirência. A pesquisa envolveu entrevistas com os clientes da empresa e utilizou o Modelo Kano de Satisfação do Cliente como método de análise. O Modelo Kano foi detalhado e realizada a identificação de características para aplicação do modelo. Foram entrevistados os proprietários de 40 lojas de porte médio na região da Zona Sul do Recife e nove características foram identificadas como as mais frequentes e selecionadas para avaliação. Um questionário com oito perguntas foi elaborado e aplicado a trinta outros clientes da Empresa Beta. Os dados obtidos foram tabulados, classificados e submetidos a validação por quatro regras selecionadas conforme adequação, apenas uma das características teve a classificação corrigida. Os resultados da pesquisa indicaram que apesar de preço ainda ser um importante elemento na preferência do lojista a respeito de empresas de adquirência, características como pós-venda presencial, bom atendimento via telefone e facilidade na gestão dos recebíveis são diferenciais competitivos significativos.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectAdquirênciapt_BR
dc.subjectKanopt_BR
dc.subjectSatisfaçãopt_BR
dc.titleModelo Kano de satisfação do cliente: um estudo de caso aplicado a uma empresa do mercado de adquirênciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4283047928393523pt_BR
dc.description.abstractxIn a context of competitiveness increasingly fierce, the national buying market has companies ready to give up on pricing in order to become more attractive to the customer. This paper analysis aims to study the perceived quality by customers in relation to the products and services of a company in the buying market and, thus, to understand how certain competitive characteristics changes the behavior of the consumer. Through the Kano Quality Model, a research was conducted with clients, focused on understanding the impact of the presence or absence of each product on the level of customer satisfaction. The data from the research was tabled and analysed through some validation rules. The results of the research indicated that although price is still an important element in the preference of the shopkeeper regarding acquiring companies, characteristics such as after-sales presence, good telephone service and ease of management of receivables are very competitive differentials.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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