Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47331

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, Kenio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorCavalcanti, Josefa Severina da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-03T13:19:41Z-
dc.date.available2022-11-03T13:19:41Z-
dc.date.issued2022-10-10-
dc.date.submitted2022-10-27-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Josefa Severina da Silva. Educação do campo e ensino de ciências: um olhar sobre o ensino de ciências e biologia para alunos de baixa visão: revisão integrativa de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) -Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47331-
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi identificar na literatura mais recente sobre as técnicas de ensino utilizadas com alunos de baixa visão e suas limitações nas disciplinas de Ciências e Biologia e assim cogitar novos métodos para serem trabalhados com esses alunos. Realizado por meio de uma revisão integrativa de literatura, onde a busca foi realizada. utilizando-se os descritores indexados no DECS: Deficiência visual; Baixa visão; Ensino de ciências e biologia; Educação inclusiva. Em bases eletrônicas de publicações científicas, sendo identificadas as seguintes: Google acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SciELO) e o Portal de Periódico CAPES. ao final da busca, 08 estudos científicos que foram categorizados e avaliados para a interpretação dos resultados e síntese do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleUm olhar sobre o ensino de ciências e biologia para alunos de baixa visão: revisão integrativa de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the study was to identify in the most recent literature about the teaching techniques used with low vision students and their limitations in the disciplines of Science and Biology and thus to consider new methods to be worked with these students. Conducted through an integrative literature review, where the search was performed. using the descriptors indexed in DECS: Visual impairment; Low vision; Teaching Science and Biology; Inclusive education. In electronic databases of scientific publications, the following were identified: Academic Google, Scientific Electronic Library Online (SciELO) and the CAPES Periodical Portal. at the end of the search, 08 scientific studies were categorized and evaluated for the interpretation of results and synthesis of knowledgept_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Final Josefa Severina da Silva Cavalcanti finalizado.pdf210,19 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons