Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47326

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALVAREZ JÁCOBO, Justo Emilio-
dc.contributor.authorSOUZA, Iago Maciel de-
dc.date.accessioned2022-10-28T23:39:06Z-
dc.date.available2022-10-28T23:39:06Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.date.submitted2022-10-27-
dc.identifier.citationSOUZA, Iago Maciel de. Análise da atuação inovadora das empresas juniores de engenharia da UFPE. 2019. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47326-
dc.description.abstractDados os desafios do século 21, um novo modelo de universidade se apre- senta. Chamado de universidade empreendedora, tem base na Hélice Tríplice, que é base da construção dos ecossistemas mais inovadores do mundo, como o Vale do Silício. No Brasil, historicamente, o cenário da pesquisa, desenvolvimento e inovação atravessa desafios de eficiência que posicionam o país em uma posição defasada em “rankings” internacionais de inovação. Para que os resultados do Brasil avancem, faz- se necessário fortalecer o panorama da cooperação universidade-empresa-governo e estimular a inovação e empreendedorismo nas universidades do país. Uma das insti- tuições que mais contribuem hoje para fortalecer esse relacionamento entre universi- dade e mercado são as empresas juniores, que somam mais de vinte mil participantes em todas as unidades da federação. A Brasil Júnior, Confederação Brasileira de Em- presas Juniores, é a idealizadora do Índice de Universidades Empreendedoras, apoi- ada pelo Ministério da Educação, que buscou avaliar as instituições de ensino superior em vários aspectos relacionados ao tema. Neste estudo, traça-se uma análise dos principais fatores que contribuem para a inovação e o empreendedorismo nas univer- sidades brasileiras, com foco na Universidade Federal de Pernambuco, bem como aponta oportunidades de fortalecimento segundo as relações da Hélice Tríplice bus- cando tornar a atuação das empresas juniores de engenharia da instituição mais ino- vadora.pt_BR
dc.format.extent68p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectHélice tríplicept_BR
dc.subjectEmpresas juniorespt_BR
dc.titleAnálise da atuação inovadora das empresas juniores de engenharia da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6626922380758460pt_BR
dc.description.abstractxThe university’s role in society has evolved since its first days, focused in teach- ing and research, to a more active role in the economic and social development of countries worldwide. This new approach, known as entrepreneurial university, is based on the Triple Helix concept, which many successful entrepreneurial ecosystems rely on. Historically, Brazil has many struggles in the research, development and innovation efforts, positioning the country poorly in world rankings. In order to improve country’s results, it is necessary to develop the university-industry-government relations and stimulate innovation and entrepreneurship within Brazilian universities. Nowadays, one institution has gained notoriety in its capacity to strenghten this relation between aca- demia and market: junior enterprises. These companies created by students are pre- sent in whole country, with more than twenty thousand members. Brasil Júnior, the Brazilian Confederation of Junior Enterprises, developed the Entrepreneurial Universi- ties Ranking, supported by Brazilian Ministry of Education. The action aimed to evalu- ate 55 universities in many aspects related to innovation and entrepreneurship and had more than 10.000 participants. In this study, an analysis of the key factors in inno- vation and entrepreneurship lead by Federal University of Pernambuco is outlined. In addition, this the-sis indicates opportunities to strengthen results in the university, ac- cording to the Triple Helix relations, in order to foster more innovative junior enter- prises.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons