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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4730

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Título: As implicações da reforma da educação profissional brasileira da década de 90 na Escola Agrotécnica Federal de Barreiros-PE
Autor(es): Gouveia, Karla Reis
Palavras-chave: Ensino Profissional; Reforma da Educação Profissional; Ensino Agrícola
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Reis Gouveia, Karla; de Oliveira, Ramon. As implicações da reforma da educação profissional brasileira da década de 90 na Escola Agrotécnica Federal de Barreiros-PE. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: A referida pesquisa teve por objetivo analisar as implicações da Reforma da Educação Profissional da década de 90 na Escola Agrotécnica Federal de Barreiros- PE (EAFB-PE), uma instituição com tradição no ensino profissional agrícola. Tratase de uma pesquisa de cunho qualitativo que foi realizada em forma de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevista semi-estruturada, com os seguintes sujeitos: gestores, professores e funcionários administrativos. Concluiu-se que apesar da instituição ter crescido no aspecto quantitativo com relação ao número de matrículas, a qualidade do ensino ficou prejudicada. Vários foram os fatores que contribuíram para a precarização e a desqualificação no ensino na EAFB-PE: a ausência de financiamento específico para a implantação da reforma; a não contratação de docentes; a falta de capacitação (formação continuada) dos professores; a separação entre o ensino médio e o profissional provocando a perda da identidade do ensino na instituição; a substituição do sistema escola-fazenda pelo sistema modular e a implantação do ensino por competências
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4730
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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