Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47306

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorARAÚJO, Sabrina Pereira de-
dc.date.accessioned2022-10-27T21:21:12Z-
dc.date.available2022-10-27T21:21:12Z-
dc.date.issued2022-10-11-
dc.date.submitted2022-10-27-
dc.identifier.citationARAUJO, Sabrina Pereira de. Análise de videoaulas de citologia para o ensino médio baseada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídia. 2022. 37 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico da Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitoria de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47306-
dc.description.abstractA Biologia como uma das Ciências da Natureza, compreende uma gama de possibilidades e contextos educacionais, sendo assim, é comum que algumas vertentes da área sejam trabalhadas de forma pouco satisfatória, como é o caso da Citologia. Os saberes relacionados as células são fundamentais para a construção cognitiva das demais áreas da Biologia, todavia é uma das áreas que mais sofre com a falta de recursos laboratoriais e consequentemente limita os docentes ao uso exclusivo de livros didáticos. O uso da internet no âmbito educacional já é uma realidade, e para contornar as dificuldades de assimilação dos conteúdos trabalhados em sala de aula, é comum a busca por suporte pedagógico através de videoaulas, especialmente se tratando de conteúdos abstratos como é o caso da Citologia. Nessa perspectiva, considerando a popularização e a importância dos vídeos temáticos nos ambientes virtuais para a construção de novos conhecimentos, este trabalho teve como objetivo, avaliar videoaulas sobre Citologia, disponibilizadas no Youtube a partir dos critérios estabelecidos pela Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia. Foi selecionada uma amostra de cinco videoaulas de citologia, de acordo com critérios específicos, e foram analisadas a partir um formulário de analise contendo os doze princípios da teoria cognitiva da aprendizagem multimídia, onde cada princípio recebeu um conceito, sendo eles: insuficiente, muito baixo, baixo, médio e alto, caracterizando o nível de cumprimento do princípio analisado, cada critério foi analisado de forma individual, desta maneira, ao final da análise foi realizado o cálculo para obter a aderência média, para então poder pontuar o material multimídia em satisfatório ou insatisfatório à teoria. Os vídeos analisados apresentaram desvios multimídia na análise pela TCAM, sendo o princípio da imagem o mais recorrente, seguido pelo princípio da coerência.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia Celularpt_BR
dc.subjectYouTubept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectVídeospt_BR
dc.subjectTCAMpt_BR
dc.titleAnálise de videoaulas de citologia para o ensino médio baseada na teoria cognitiva da aprendizagem multimídiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2036680235469279pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxBiology as one of the Natural Sciences, comprises a range of possibilities and educational contexts, so it is common that some aspects of the area are worked in an unsatisfactory way, as is the case of Cytology. Knowledge related to cells is fundamental for the cognitive construction of other areas of Biology, however it is one of the areas that suffers most from the lack of laboratory resources and consequently limits teachers to the exclusive use of textbooks. The use of the internet in the educational field is already a reality, and to overcome the difficulties of assimilating the contents worked in the classroom, it is common to search for pedagogical support through video classes, especially when dealing with abstract contents such as Cytology. In this perspective, considering the popularization and importance of thematic videos in virtual environments for the construction of new knowledge, this work aimed to evaluate video classes on Cytology, available on YouTube based on the criteria established by the Cognitive Theory of Multimedia Learning. A sample of five cytology video classes was selected, according to specific criteria, and they were analyzed from an analysis form containing the twelve principles of the cognitive theory of multimedia learning, where each principle received a concept, namely: insufficient, very low , low, medium and high, characterizing the level of compliance with the analyzed criterion, each criterion was analyzed individually, in this way, at the end of the analysis, the calculation was performed to obtain the average adherence, so that the multimedia material could be scored as satisfactory or unsatisfactory to the theory. The analyzed videos showed multimedia deviations in the analysis by CTML, with the image principle being the most recurrent.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Artigo TCC Sabrina Finalizado PDF .pdf676,09 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons