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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47284
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Título: | Escrevivências sobre formação humana integral e ubuntu : um estudo bibliográfico-documental |
Autor(es): | CHIQUETTI, Taciana Camila |
Palavras-chave: | Ubuntu; Formação humana; Integralidade; Filosofia africana |
Data do documento: | 30-Set-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CHIQUETTI, Taciana Camila. Escrevivências sobre formação humana integral e ubuntu: um estudo bibliográfico-documental. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | As ideias e pressuposições elaboradas por modelos da cultura ocidental moderna se mostram insuficientes há um bom tempo para dar conta da complexidade humana, a qual passou a exigir concepções mais amplas, especialmente quanto às dinâmicas dos vínculos entre existências humanas e não humanas. Este estudo busca compreender a maneira pela qual os princípios da filosofia africana ubuntu podem contribuir para os processos de formação humana integral, a partir dos conceitos do autor Ferdinand Röhr. Ele discorre sobre a ideia de formação humana, considerando o ser humano como multidimensional e destacando a espiritualidade (dimensão mais sutil) como direcionadora do processo de humanização. A essência do pensamento ubuntuístico aponta para fluidez, organicidade, aprofundamento, expansão, novos olhares, experiências e interdependência. A proposta é identificar intersecções teóricas pertinentes que possam ampliar a compreensão sobre os aspectos da formação humana e sinalizar possíveis tendências na direção das ideias de ubuntu. O estudo teórico, qualitativo, exploratório, bibliográfico e documental, está organizado em quatro momentos: (1) apresentação de conceitos de formação humana integral promovendo diálogo teórico entre autores que são referências no assunto; (2) análise de como o eixo temático ubuntu e formação humana vem sendo abordado nas pesquisas, no período de 2011 a 2021, assim como sua expansão no cenário acadêmico; (3) apresentação da filosofia ubuntu, descrevendo seus princípios essenciais; e (4) apontamento das conexões entre os eixos principais (ubuntu e formação humana), sinalizando caminhos de contribuição para os processos formativos em acordo com a “filosofia do nós”, como é também chamada a filosofia ubuntu. A interpretação dos dados é traduzida por meio de escrevivências, a partir da seleção de vivências passíveis de conexões, embebidas de emoções e engajadas com a temática, seguindo a espiral ubuntuística. A temática acabou “me escolhendo” como pesquisadora, a partir de um chamado que se conecta com minhas raízes ancestrais, que foi me tocando cada vez mais profundamente, de modo a realizar este trabalho para que novos mergulhos possam ocorrer, com suas consequentes transformações humanas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47284 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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