Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4725
Título: O papel social do Ginásio Manuel Borba em Goiana-PE: alternativa local de ensino secundário para rapazes (1947-1961)
Autor(es): Guimarães Valadares de Sousa, Solange
Palavras-chave: Histórico;Brasil;Ensino secundário;Educação
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Guimarães Valadares de Sousa, Solange; Sellaro, Lêda. O papel social do Ginásio Manuel Borba em Goiana-PE: alternativa local de ensino secundário para rapazes (1947-1961). 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Este estudo procura analisar o papel social do Ginásio Manoel Borba - GMB -, instituição particular de ensino secundário, existente na cidade de Goiana, em Pernambuco, no período de 1947 a 1974; destacando a importância dessa instituição, como única alternativa local para os jovens do sexo masculino. Na reconstituição da implantação desse ginásio e do processo de sua organização e funcionamento, o estudo privilegia como referencial de análise a legislação educacional vigente, destacando o Decreto-Lei n°4.244/42, relativo ao ensino secundário, então voltado para a formação das elites condutoras do país . A pesquisa vale-se também das informações contidas na imprensa local e da capital do Estado, sobre a situação deste segmento de ensino, confrontando tais fontes com depoimentos de ex-alunos e ex-professores do GMB. Valoriza os fragmentos do cotidiano escolar mais presentes na memória dos entrevistados, bem como as relações que as falas evidenciam, entre a instituição e a sociedade local, interagindo com as transformações que a cidade experimentou em seu processo de modernização. Verifica que o GMB desempenhou um papel importante nessas mudanças, sobretudo pela atuação dos seus egressos; muitos dos quais alcançando projeção em nível estadual e nacional. Daí porque, ouvir essas pessoas constituiu o principal caminho para melhor escrever a história do GMB, representativa de uma realidade mais ampla. Isso porque, considerando o caráter adverso da expansão da escola secundária pública - demanda e oferta - no Brasil e em Pernambuco, entre 1947 e 1961, o estudo credita aos colégios particulares, como o GMB, um papel significativo na formação dos jovens brasileiros. Dando uma visão da dinâmica do relacionamento da educação secundária com a sociedade, o texto espera contribuir para estudos mais profundos e abrangentes sobre o tema, e, conseqüentemente, para o enriquecimento da História da Educação em Pernambuco e no Brasil
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4725
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5839_1.pdf1,63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.