Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47245
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Erhardt, Manoel de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Jonas Lucas Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-25T16:41:22Z | - |
dc.date.available | 2022-10-25T16:41:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, J. L. V. da. "É preciso força pra sonhar e perceber além do que se vê": as denúncias da Ouvidoria UFPE e o senso de direitos e deveres na comunidade acadêmica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47245 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é pesquisar sobre as noções de direitos e deveres presentes no cotidiano da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A partir das denúncias da Ouvidoria-Geral, busca-se traçar o senso jurídico presente na comunidade acadêmica. A análise trata de questões referentes ao processo de educação e entendimentos em direitos por meio de sujeitos que possuem como prerrogativas, em seus territórios de atuação e de vivência socioprofissional, ações em prol dos direitos e serviços públicos. Com base nos relatórios disponibilizados pelo setor da UFPE, foi possível obter análises qualitativas e dados quantitativos sobre as informações das denúncias existentes na instituição. Para fins comparativos e analíticos, os dados coletados entre os anos de 2017 a 2021 foram escolhidos, compreendendo um lapso temporal de cinco anos. Através dos argumentos institucionais, constatou-se que dentre os maiores temas e conflitos existentes estão as relações entre as pessoas, principalmente no ensino de graduação, que é base do processo de formação profissional nas universidades. Buscando novos rumos para essas circunstâncias, apontou-se neste TCC subsídios teóricos e práticos em temas como educação, formação profissional, políticas democráticas, comunidade acadêmica e senso de direitos e deveres em instituições públicas no Brasil. A fim de obter conhecimentos e melhorias acerca das vivências no ensino superior público brasileiro, este trabalho se concretizou. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | educação pública | pt_BR |
dc.subject | ouvidoria | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | denúncias | pt_BR |
dc.subject | direitos e deveres | pt_BR |
dc.title | "É preciso força pra sonhar e perceber além do que se vê": as denúncias da Ouvidoria UFPE e o senso de direitos e deveres na comunidade acadêmica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0670448788730260 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this Undergraduate thesis is to research the notions of rights and duties present in the daily life of the Federal University of Pernambuco (Universidade Federal de Pernambuco/UFPE). Based on the complaints of the UFPE General Ombudsman, this final paper seeks to trace the sense of legality present in the academic community. The analysis deals with issues related to the process of education and understanding of rights through subjects who have actions in favor of rights and public services in their territories and socio-professional experiences. Through the reports made available by the UFPE, it was possible to obtain qualitative analyses and quantitative data on the content of the complaints existing in this educational institution. For comparative and analytical purposes, the data collected between the years 2017 to 2021 were chosen, comprising a time lapse of five years.Through institutional arguments, it was found that among the biggest themes and conflicts are the interpersonal relationships, especially in undergraduate education, which is the basis of the process of professional training in universities. Seeking new directions for these circumstances, this paper pointed out theoretical and practical subsidies on topics such as education, professional training, democratic policies, academic community and a sense of rights and duties in public institutions in Brazil. In order to obtain knowledge and improvements about the experiences in Brazilian public higher education, this work was carried out. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direito | pt_BR |
dc.degree.departament | Direito Público Especializado | pt_BR |
dc.degree.graduation | Direito | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC 3 - Jonas Lucas.pdf | 634,99 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons