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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47230
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Título: | Emprego de otimização topológica e DFC no projeto de sistemas de contraventamento em ambientes urbanos |
Autor(es): | SILVA, Paulo Ulisses da |
Palavras-chave: | Espaços topológicos; Otimização estrutural; Dinâmica de fluídos; Pressão do vento; Software; Métodos de gradiente conjugado |
Data do documento: | 23-Mai-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Paulo Ulisses da. Emprego de otimização topológica e DFC no projeto de sistemas de contraventamento em ambientes urbanos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Um dos principais indicadores de crescimento de uma nação encontrase no mercado da construção civil, pois este setor tem impacto em diversas áreas da cadeia produtiva. Grandes demandas em edificações habitacionais e comerciais são providas pelo crescimento vertical urbano. Edifícios tendem a ser cada vez mais altos e dessa forma, mais influenciados pelos carregamentos laterais. O combate ao esforço das cargas laterais é feito pelas estruturas de contraventamento. Além disso, no ambiente urbano as edificações são sujeitas aos efeitos de vizinhança, que modificam a configuração do escoamento e podem causar alterações nas cargas previstas em projeto. No presente trabalho, implementase o método de otimização topológica Bidirectional Evolutionary Structural Optimization (BESO) 3D para gerar sistemas de contraventamentos otimizados. Para resolução do sistema de equações lineares associado ao método, empregase o método dos gradientes conjugados com pré- condicionamento feito através do multigrid geométrico (MGCG). Para verificar como os principais parâmetros do BESO influenciam a solução ótima, é realizado um estudo paramétrico do código implementado. As cargas de vento que atuam nas edificações foram obtidas através do software livre e de código aberto, OpenFOAM, empregando a metodologia de turbulência baseado nas equações médias de Reynolds (RANS) no modelo de fechamento κ − ε clássico. A análise considerou a inserção de vizinhança ao redor de uma edificação, variandose sua altura e o espaçamento com relação ao prédio em análise com o intuito de determinar como a vizinhança pode influenciar a estrutura do sistema de contraventamento otimizado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47230 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil e Ambiental |
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