Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4716
Compartilhe esta página
Título: | Concepção hermenêutica da educação : uma leitura a partir do pensamento de Hans-Georg Gadamer |
Autor(es): | Yvette Cavalcanti Ribeiro Coutinho, Sheyla |
Palavras-chave: | Conceitos e Definições; Hermenêutica filosófica; Educação |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Yvette Cavalcanti Ribeiro Coutinho, Sheyla; Rörh, Ferndinand. Concepção hermenêutica da educação : uma leitura a partir do pensamento de Hans-Georg Gadamer. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. |
Abstract: | Esta dissertação objetiva apresentar as possibilidades educativas encontradas na Filosofia Hermenêutica de Hans-Georg Gadamer as quais estão reunidas em dois focos principais de análise: a dimensão ético-ontológica e a dimensão pedagógico-epistemológica. A potencialidade compreensiva que a hermenêutica advoga torna-se fecunda ao contexto educacional, seja no sentido de recorrer a uma ética universal e a uma progressiva interconvivência planetária ou mesmo quando se detém à dimensão pedagógico-epistemológica. Nesses dois fios de trabalho a hermenêutica gadameriana sugere ricas contribuições para uma pedagogia propriamente humanizada (referente à condição humana de Dasein a partir da perspectiva heideggeriana), questionando o reducionismo cientificista da racionalidade técnico-instrumental. No desenvolvimento da pesquisa, conferimos as relações, aproximações e possibilidades existentes entre determinados conceitos da Filosofia Hermenêutica formação; jogo; pré-conceitos e círculo hermenêutico; história efeitual; diálogo; primazia da pergunta; fusão de horizontes e a Pedagogia/Teoria educativa. Apresentamos, também, uma concepção de professor-educador; planejamento, currículo e pesquisa sob a ótica das reflexões colhidas na filosofia hermenêutica. Para mais, consideramos o que seria a meta educativa para a filosofia de Hans-Georg Gadamer |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4716 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo5829_1.pdf | 1,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons