Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47166

Comparte esta pagina

Título : Proposta de uma metodologia de desenvolvimento distribuído de software para institutos federais de educação do Brasil
Autor : OLIVEIRA, Welington Mothé de
Palabras clave : Sistemas de informação; Engenharia de software; Desenvolvimento de software
Fecha de publicación : 20-jul-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : OLIVEIRA, Welington Mothé de. Proposta de uma metodologia de desenvolvimento distribuído de software para institutos federais de educação do Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Com a crescente utilização de sistemas computacionais a demanda por desenvolvimento e manutenção de software tem se tornado cada vez maior, sobrecarregando assim pequenas equipes centralizadas. O desenvolvimento de software tem evoluído de acordo com surgimento de novas tecnologias e a exigência do mercado cada vez mais globalizado, forçando muitas empresas a distribuir suas equipes de desenvolvimento de software com o objetivo de aumentar sua produtividade. Atualmente é possível listar muitos casos em que grandes empresas multinacionais deixaram de ter uma equipe centralizada para usufruir dos benefícios de múltiplas equipes trabalhando em países com fuso horários distintos e produzindo software de maneira ininterrupta. Porém apesar de muitos benefícios o modelo de Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS) também traz um grau de complexidade muito maior, podendo levar a elevado custo ou a perda de produtividade se mal implantado. A proposta apresentada neste trabalho foi fundamentada nos resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), realizada em conjunto com pesquisa ad-hoc para compreender como o tema tem sido abordado na literatura e um estudo de campo qualitativo baseado em dois questionários executados em conjunto com entrevistas não estruturadas realizadas de forma virtual para compreender o cenário de desenvolvimento de software dos Institutos Federais de Educação do Brasil (IFs). O cenário dos IFs apontou que apesar de possuir uma estrutura distribuída entre reitoria e campi, com equipes de TI em cada uma dessas localidades, não existe uma coordenação entre as equipes para um trabalho em conjunto. O que tem como consequência o problema de desenvolvimento paralelo de projetos de mesmo objetivo. Neste contexto, esta pesquisa tem como objetivo a elaboração de uma proposta de metodologia de DDS que contemple a coordenação de todos os indivíduos de forma integrada em uma única equipe institucional que possa trabalhar todos os projetos de forma totalmente remota. Neste sentido, a principal contribuição desta pesquisa é uma readequação da organização dos profissionais de TI dos IFs de modo a eliminar o desenvolvimento paralelo de projetos de mesmo objetivo. Por fim, um Grupo Focal avaliou a proposta.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47166
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Welington Mothé de Oliveira.pdf2,2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons