Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47156

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPONTES, Francini Barros-
dc.contributor.authorJESUS, Fábio Albuquerque Pereira de-
dc.date.accessioned2022-10-20T14:11:34Z-
dc.date.available2022-10-20T14:11:34Z-
dc.date.issued2021-09-01-
dc.date.submitted2022-10-12-
dc.identifier.citationJESUS, Fábio Albuquerque Pereira de. Sujeito-mar: uma cartografia performativa para a cena da dança. Orientadora: Francini Barros Pontes. 2021. 60 p. TCC (Graduação) - Curso de Dança. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47156-
dc.description.abstractA presente pesquisa revela o processo de construção de uma videodança intitulada sujeito-mar, construída a partir de experiências de movimento vivenciadas no projeto de pesquisa Vida nua, performatividade e dramaturgia, coordenado pela orientadora desta monografia. O intuito do trabalho foi promover a inserção de zoé, nossa vida nua, instintiva em bíos, a vida cultural, social e política, ambos conceitos apropriados de Giorgio Agamben (2007), como forma de questionamento das formas de vida vigentes no ocidente, que consideram o humano como único referencial possível. Tal questionamento foi incorporado numa cena performativa da dança, sujeito-mar, como uma resposta pessoal em forma de heterotopia, segundo Michel Foucault (2013). Para tanto, foram investigados estados de corpo a partir de imersões instintivas e desviantes das relações que regem as perspectivas sociais, mesmo da dança. A partir do diálogo estabelecido entre autores de diversas áreas de conhecimento como a dança, a performance, e a filosofia, tais como Gaston Bachelard (1989), Letícia Damasceno (2014), Ciane Fernandes (2006), Suely Rolnik (1989) e Jussara Sobreira Setenta (2008), para além dos já citados, são instauradas possibilidades performativas para a construção de um produto em formato de videodança, cuja produção e construção se revelam como uma cartografia possível. Neste sentido, a pesquisa propõe o registro sistemático e sensível de um processo particular de criação em dança, a partir de inquietações surgidas na vivência de práticas somáticas de movimento, cujo produto final, sujeito-mar, revela-se performativo, como uma possibilidade para a dança contemporânea.pt_BR
dc.format.extent60 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectHeterotopiapt_BR
dc.subjectPerformativopt_BR
dc.subjectVideodançapt_BR
dc.titleSujeito-mar: uma cartografia performativa para a cena da dançapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2856720287590555pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2595177979003633pt_BR
dc.description.abstractxThis research reveals the process of construction of a videodance entitled sujeito-mar, built from experiences of movement lived in the research project Bare life, performativiy and dramaturgy, coordinated by the supervisor of this undergraduate thesis. The purpose of the research was to promote the insertion of zoé, our bare life, instinctive in bíos, cultural, social and political life, both appropriate concepts by Giorgio Agamben (2007), as a way of questioning the current ways of living in the West, which they consider the human as the only possible reference. Such questioning was incorporated in a performative dance scene, sujeito-mar, as a personal response in the form of heterotopia, according to Michel Foucault (2013). Therefore, body states were investigated from instinctive and deviant immersions from the relationshipsthat rule social perspectives even in the dance. From the dialogue between the authors from different areas of knowledge such as dance, performance, and philosophy, in which we have Gaston Bachelard (1989), Letícia Damasceno (2014), Ciane Fernandes (2006), Suely Rolnik (1989) and Jussara Sobreira Setenta (2008), performative possibilities are established for the construction of a product in videodance format, whose production and construction are revealed as a possible cartography. In this line of thought, a research offers a systematic and sensitive record of a particular process of creation in dance, based on concerns emerged from the experience of somatic practices of movement whose final product, sujeito-mar, reveals itself as performative, as a possibility for a contemporary dance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DA) - Departamento de Artespt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Dança – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sujeito-mar_ uma cartografia performativa para a cena da dança.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons