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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorARAUJO, Marcus Costa de-
dc.contributor.authorSOUZA, Thiago Rodrigues Alves-
dc.date.accessioned2022-10-19T22:26:45Z-
dc.date.available2022-10-19T22:26:45Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.date.submitted2022-10-19-
dc.identifier.citationSOUZA, Thiago Rodrigues Alves. Simulação computacional de motor foguete a propelente líquido resfriado por vórtice bidirecional. 2019. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47141-
dc.description.abstractRecentemente, com a exploração econômica dos lançamentos feitos a partir da Terra, a ênfase da corrida espacial se voltou para a diminuição de custo. Neste trabalho de pesquisa, o conceito de câmara de vórtice criado por Dawson em 1960 é utilizado para avaliar uma confi- guração de injeção dos propelentes que mira o resfriamento completo do motor. A diminuição dos esforços térmicos no motor possibilita maior flexibilidade na escolha de materiais de menor peso e custo, além de promover a reutilização das partes. A análise é feita à partir de uma simulação computacional compressível com um Modelo de Tensão de Reynolds para turbulência e o Modelo de Flâmulas Laminares para a combustão, utilizando o software ANSYS® CFX® 2019 R3. Os resultados mostram que as modificações propostas melhoram o resfriamento do prato superior da câmara quando comparado a estudos anteriores. Por fim, uma solução com resfriamento regenerativo para o bocal é apresentada para atingir o resfriamento completo do motor.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectCâmarapt_BR
dc.subjectCombustãopt_BR
dc.subjectVórticept_BR
dc.subjectResfriamentopt_BR
dc.subjectMotorpt_BR
dc.subjectFoguetept_BR
dc.titleSimulação computacional de motor foguete a propelente líquido resfriado por vórtice bidirecionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAUJO, Alex Maurício-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4157405186898932pt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, with the economic exploitation of Earth launches, the emphasis of the space race has turned to cost reduction. In this research, the concept of vortex chamber created by Dawson in 1960 is used to evaluate a propellant injection configuration that targets full engine cooling. Reducing the engine’s thermal stress allows for greater flexibility in selecting materials of lower weight and cost, as well as promoting the reuse of parts. The analysis is made using computational simulation of a compressible flow with Reynolds Stress Model for turbulence and Laminar Flamelet Model for combustion with ANSYS® CFX® 2019 R3 software. The results show that the proposed modifications improve the cooling of the upper chamber plate when compared to previous studies. Finally, a regenerative cooling solution for the nozzle is presented to achieve complete engine cooling.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5905967201590284pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica



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