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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47119

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Título: Linguagem de programação e raciocínio computacional como mediadores em uma estratégia interdisciplinar no ensino de química.
Autor(es): SILVA, Júlio César da
Palavras-chave: Química; Computacional; Interdisciplinar; Estratégia; Linguagem
Data do documento: 25-Mai-2022
Abstract: Cada vez mais ferramentas digitais estão disponíveis ao ensino de ciências, como softwares que viabilizam a apresentação de conteúdos que são abstratos, como pode ser o caso do conteúdo de ligações químicas. Entretanto, o conteúdo ainda costuma ser apresentado de forma oralizada ou através da exibição em slide, de modo a perpetuar o paradigma de ensino por memorização, pois não instiga o aluno a pensar, só reproduzir o que lhe foi transmitido. Buscando se contrapor a essa realidade, esse trabalho objetivou o desenvolvimento de práxis pedagógica interdisciplinar mediada pelo pensamento computacional e linguagem de programação, visando propiciar a reflexão no âmbito da relação teoria-prática como forma de intervir na realidade do Ensino Superior, no curso de Química Licenciatura, rompendo com o modelo de memorização e “tutorial”. Dessa forma, nos propomos a investigar como estratégias para o ensinoaprendizagem em Química, constituída a partir da mobilização da linguagem Python e do pensamento computacional e uma abordagem investigativa e exploratória, pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do raciocínio analítico, concomitantemente ao aprendizado do assunto de ligação química, respeitando a subjetividade do estudante no processo. Partimos do pressuposto que a linguagem de programação intercalada ao pensamento computacional, potencializa um ambiente propício a instigar o pensamento do aluno refletindo e considerando diversas formas de solução. Para isso podendo utilizar a linguagem de programação, software e o pensamento computacional para executar uma sequência de ações que oriente a superação de obstáculos, exercitando, dessa forma, o raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo. Desse modo, a pesquisa se caracteriza como exploratória, com abordagem qualitativa. O procedimento de revisão bibliográfica sistematizado e a didatização dos trabalhos selecionados na elaboração de um material didático com fins de utilização em uma oficina pedagógica. Esta oficina foi aplicada de forma virtual a discentes do curso de Química Licenciatura. Ao fim dessa vivência, os alunos foram convidados a construir problemas interdisciplinares cuja solução poderia ser sistematizada utilizando as noções da linguagem de programação e o pensamento computacional. Portanto, a pesquisa analisou essas produções com base em parâmetros construídos a partir do corpo teórico dessa pesquisa, no que se refere às contribuições do uso da linguagem de programação e do pensamento computacional, bem como de abordagens interdisciplinares. Assim, o trabalho objetivou na apropriação dos conceitos basilares por parte dos estudantes participantes, na elaboração de atividades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47119
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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