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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47119
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Título: | Linguagem de programação e raciocínio computacional como mediadores em uma estratégia interdisciplinar no ensino de química. |
Autor(es): | SILVA, Júlio César da |
Palavras-chave: | Química; Computacional; Interdisciplinar; Estratégia; Linguagem |
Data do documento: | 25-Mai-2022 |
Abstract: | Cada vez mais ferramentas digitais estão disponíveis ao ensino de ciências, como softwares que viabilizam a apresentação de conteúdos que são abstratos, como pode ser o caso do conteúdo de ligações químicas. Entretanto, o conteúdo ainda costuma ser apresentado de forma oralizada ou através da exibição em slide, de modo a perpetuar o paradigma de ensino por memorização, pois não instiga o aluno a pensar, só reproduzir o que lhe foi transmitido. Buscando se contrapor a essa realidade, esse trabalho objetivou o desenvolvimento de práxis pedagógica interdisciplinar mediada pelo pensamento computacional e linguagem de programação, visando propiciar a reflexão no âmbito da relação teoria-prática como forma de intervir na realidade do Ensino Superior, no curso de Química Licenciatura, rompendo com o modelo de memorização e “tutorial”. Dessa forma, nos propomos a investigar como estratégias para o ensinoaprendizagem em Química, constituída a partir da mobilização da linguagem Python e do pensamento computacional e uma abordagem investigativa e exploratória, pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia e do raciocínio analítico, concomitantemente ao aprendizado do assunto de ligação química, respeitando a subjetividade do estudante no processo. Partimos do pressuposto que a linguagem de programação intercalada ao pensamento computacional, potencializa um ambiente propício a instigar o pensamento do aluno refletindo e considerando diversas formas de solução. Para isso podendo utilizar a linguagem de programação, software e o pensamento computacional para executar uma sequência de ações que oriente a superação de obstáculos, exercitando, dessa forma, o raciocínio lógico e desenvolvimento cognitivo. Desse modo, a pesquisa se caracteriza como exploratória, com abordagem qualitativa. O procedimento de revisão bibliográfica sistematizado e a didatização dos trabalhos selecionados na elaboração de um material didático com fins de utilização em uma oficina pedagógica. Esta oficina foi aplicada de forma virtual a discentes do curso de Química Licenciatura. Ao fim dessa vivência, os alunos foram convidados a construir problemas interdisciplinares cuja solução poderia ser sistematizada utilizando as noções da linguagem de programação e o pensamento computacional. Portanto, a pesquisa analisou essas produções com base em parâmetros construídos a partir do corpo teórico dessa pesquisa, no que se refere às contribuições do uso da linguagem de programação e do pensamento computacional, bem como de abordagens interdisciplinares. Assim, o trabalho objetivou na apropriação dos conceitos basilares por parte dos estudantes participantes, na elaboração de atividades. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47119 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
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