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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47115

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Título: Contribuições da teoria histórico-cultural para a formação de conceitos em ciências como alternativa de promoção da mudança do pensamento conceitual
Autor(es): COSTA, Marcela Karolinny da Silva
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural; Construtivismo; Galperin; Ensino de ciências – mudança conceitual
Data do documento: 3-Ago-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Marcela Karolinny da Silva. Contribuições da teoria histórico-cultural para a formação de conceitos em ciências como alternativa de promoção da mudança do pensamento conceitual. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Aprender conceitos é uma atividade complexa que está distante da prática simplória de memorizar definições contidas em textos didáticos. Há décadas esse vem sendo um problema real para o ensino de ciências, em especial pela ótica construtivista. A fim de elaborar modelos de aprendizagem de conceitos científicos, autores construtivistas desenvolveram o modelo de mudança conceitual pautado nos princípios de conflito cognitivo e equilibração piagetiano. Entretanto essa abordagem tem apresentando problemas, tanto de natureza epistemológica quanto metodológica. Para uma discussão concisa, uma revisão da literatura disponível foi necessária para que a problemática apontada pudesse ser submetida a uma visão holística e com a profundidade necessária. Na construção da pesquisa, realizada neste escrito, permeamos pelo tema da formação de conceitos considerando a perspectiva construtivista de forma crítica. Os aspectos que fundamentam a concepção de Mudança conceitual (Posner et al, 1982) propõem condições que devem ser alcançadas para a efetiva mudança do conceito propriamente dito. Na tentativa de alcançar esse objetivo, lacunas são percebidas e não respondidas pela teoria fundamental, levando as práticas com esse propósito a adotarem estratégias teórico- metodológicas de outras fontes. Por isso, como alternativa teórico metodológica analisamos a Teoria Histórico Cultural, que rege essa temática da Formação de Conceitos sob ótica distinta do construtivismo. Para Vigotski a formação de conceito é caracterizada como um processo histórico e transformador que se fundamenta na representação diversificada do conceito. Nessa direção, Galperin, colaborador de Vigotski também apresenta algumas contribuições ao destacar a importância da Base Orientadora da Ação, que quando completa e baseada nas características essenciais do objeto dotado de um caráter generalizado, consciente e com plenitude, possibilita a formulação do pensar cientificamente com vista na mudança do pensamento.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47115
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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