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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47106
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Título: | Motivação no trabalho : um estudo sobre a percepção dos técnicos administrativos da UFPE à luz das teorias motivacionais |
Autor(es): | SOUTO MAIOR, Paulo Victor da Cruz |
Palavras-chave: | Motivação; Serviço Público; Gestão Pública |
Data do documento: | 31-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SOUTO MAIOR, Paulo Victor da Cruz. Motivação no trabalho: um estudo sobre a percepção dos técnicos administrativos da UFPE à luz das teorias motivacionais. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa teve o objetivo geral de identificar e hierarquizar os fatores motivacionais mais importantes e menos existentes no trabalho dos servidores TAE's da UFPE, segundo a percepção deles. A revisão de literatura se baseou em estudiosos do fenômeno da motivação, em teorias motivacionais consagradas e em estudos empíricos recentes sobre a motivação no contexto do setor público. Para o levantamento de campo (survey), um instrumento de coleta de dados foi aperfeiçoado e aplicado através do formulário eletrônico da Google, o qual solicitou a percepção dos TAE's da UFPE quanto à importância atribuída e quanto à existência no trabalho de 35 fatores motivacionais. O público-alvo foram 3855 TAE's da UFPE. Obteve-se respostas de 460 deles, no entanto, para as questões induzidas, 365 respostas foram consideradas válidas, o que corresponde à aproximadamente 9,5% da população. Essa amostra é aceitável para o tipo de pesquisa realizada, isto é, um estudo de caso do tipo descritivo com abordagem qualiquantitativa, pois apresenta um grau de confiança de 95% e uma margem de erro amostral de 5%. Os dados primários foram analisados, principalmente, à luz da Teoria dos Dois Fatores, da Teoria da Equidade e da Teoria da Fixação de Objetivos. Os resultados apontaram como fatores considerados mais importantes para a motivação no trabalho dos TAE's da UFPE, independentemente de existirem de fato: (i) boas condições psicossociais para exercício do trabalho (sem excessos de autoritarismo, pressão por desempenho, desentendimentos pessoais etc); (ii) ter uma perspectiva de carreira que permita antever uma vida digna e feliz; (iii) bom relacionamento com a chefia imediata. Já os fatores que apresentaram menor importância para a motivação no trabalho são: (i) ter oportunidade de exercer liderança (mesmo sem ocupar cargo de chefia); (ii) objetivos e metas do trabalho serem desafiadores; (iii) disponibilidade de atendimento médico no local de trabalho. Quanto à percepção da existência dos fatores na instituição, os TAE's consideraram mais presentes: (i) estabilidade no emprego; (ii) bom relacionamento com a chefia imediata; (iii) bom relacionamento com colegas de trabalho. Já os fatores menos presentes foram: (i) trabalho em home office; (ii) ao menos um benefício extra, como 14o salário, participação em lucros, automóvel para uso particular, plano ou serviço de saúde extensivo a familiares etc; (iii) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias. A partir de uma análise comparativa, considerando a diferença entre a importância dos fatores para a motivação e a percepção de existência deles na instituição, os fatores que apresentam maiores divergências entre essas variáveis são, consequentemente, os que necessitam receber atenção prioritária da gestão universitária, a saber: (i) trabalho em regime de home office; (ii) horário de trabalho presencial de 6 horas diárias; (iii) ter uma perspectiva de carreira que permita antever uma vida digna e feliz; (iv) oportunidades e benefícios (como capacitação, trabalhar de casa, jornada reduzida, horário flexível etc) serem concedidos a quem de fato merece; (v) Salários e benefícios básicos que permitam uma qualidade de vida adequada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47106 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste |
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