Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4709
Title: A prática pedagógica do professor de língua inglesa nas escolas públicas do Ensino Médio
Authors: Gleide Macêdo de Souza, Maria
Keywords: Educação; Prática pedagógica; Ensino Médio; Escola pública
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Gleide Macêdo de Souza, Maria; Cristina Loureiro Alves Jurema, Ana. A prática pedagógica do professor de língua inglesa nas escolas públicas do Ensino Médio. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é compreender as práticas pedagógicas dos professores de inglês na escola pública do ensino médio. Tem como objetivos específicos identificar as concepções teórico-metodológicas de ensino/aprendizagem que norteiam as práticas pedagógicas, envolvendo as quatro habilidades (ouvir, falar, ler e escrever) que integram a abordagem comunicativa e analisar se as ações pedagógicas promovem o desenvolvimento dessas habilidades em sala de aula. Os dados, coletados nos questionários e entrevistas, foram examinados dentro da visão sociointeracionista da aprendizagem (VYGOTSKY, 1989, 1993), na abordagem comunicativa e nos níveis de competência de ensino (ALMEIDA FILHO, 1998). Os resultados das análises permitiram caracterizar as concepções de ensino/aprendizagem que embasavam as práticas pedagógicas, revelando que estas estavam apoiadas numa abordagem tradicional, ou seja, o ensino de regras gramaticais, ou usage , segundo Widdowson (1989). Observei que a leitura e a escrita são as habilidades mais trabalhadas; já o falar e o ouvir quase não são contemplados nas atividades realizadas em sala de aula. Dessa forma, as ações pedagógicas e os procedimentos realizados pelos professores não oferecem um ensino/aprendizagem baseado na abordagem comunicativa. O trabalho indica, pois, a necessidade de se reavaliarem as práticas pedagógicas dos professores dos cursos de formação de Letras, para que se incluam os pressupostos da teoria comunicativa no processo de ensino/aprendizagem, possibilitando mudanças a partir da formação do futuro professor de inglês
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4709
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5818_1.pdf791.05 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.