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Título : Adentrando o território do professor : um delinear acerca das marcas e seus reflexos sobre alguns professores de matemática da educação básica
Autor : SILVA, Maria Aparecida de Santana
Palabras clave : Cartografia; Marcas; Devir; Filosofia da Diferença; Professor de matemática
Fecha de publicación : 2-dic-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Maria Aparecida de Santana. Adentrando o território do professor: um delinear acerca das marcas e seus reflexos sobre alguns professores de matemática da educação básica. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : O presente trabalho, feito por meio da filosofia da diferença, busca adentrar no dispositivo sala de aula de matemática para conhecer marcas e linhas de subjetivações de quatro professores de matemática da educação básica. Posto isto, conhecer os territórios existenciais de um devir professor. O mergulho por suas trajetórias gerou entrelaçamentos entre dispositivos, mundo líquido, sociedade de controle, experiências, subjetivações, desejos, agenciamentos, bem como as marcas que constituem esses professores, possibilitando conhecer a pluralidade da atual sala de aula de matemática. Teve-se como pergunta de pesquisa: Como as marcas e experiências vivenciadas no decorrer da construção docente podem ser refletidas em suas ações no dispositivo sala de aula? Desta maneira, objetiva-se investigar as diferentes formas com que as marcas perpassam o devir docente e como se refletem nas ações do professor em sala de aula. Buscamos observar se esses professores replicam tais marcas ou se as refutam. Todo esse percurso nos levou à escolha da cartografia existencial como método de pesquisa, a qual propõe o acompanhamento de processos, permitindo assim o caminhar junto ao movimento da pesquisa. Quando cartografamos os professores, realizamos conexões com seus territórios existenciais por meio da produção de mapas narrativos, entrevistas, conversas, diário de campo, entre anotações diversas. Este estudo nos proporcionou uma aproximação com algumas de suas marcas pulsantes, observando o caminho percorrido pelos docentes até o momento, sendo eles sujeitos inacabados, persistentes e, sobretudo sonhadores, que acreditam na educação como o melhor caminho para mudar o mundo. Conclui-se que as marcas e subjetivações apresentadas pelos docentes são reflexos das ações produzidas pelos seus professores de matemática no ensino básico/graduação, no entanto eles conseguem filtrar as marcas e, com isso, algumas são evitadas e outras são reproduzidas. É percebido ainda que, além de serem constituídos por marcas, eles se identificam a partir de dispositivos. Vale destacar também as pluralidades expressadas na sala de aula e como elas são refletidas e o quanto perduram.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47087
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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