Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47067

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do Índice de Severidade de Seca de Palmer (PDSI) através de planilha eletrônica
Autor(es): FAEIRSTEIN, Gabriel Vieira de Melo
Palavras-chave: Engenharia Civil; Índice de seca; Índice de Severidade de Palmer (PDSI); Planilha Eletrônica; Bacia do Rio Brígida
Data do documento: 21-Fev-2019
Citação: FAEIRSTEIN, Gabriel Vieira de Melo. Avaliação do Índice de Severidade de Seca de Palmer (PDSI) através de planilha eletrônica. 2019. 95 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A seca é um fenômeno natural que acontece em vários lugares do mundo e não possui uma definição rigorosa e universal, ou seja, é um termo relativo. A definição do significado de seca diverge de acordo com autores. Para uns, pode ser considerado como o período de tempo em que a precipitação mensal ou anual é inferior a uma determinada porcentagem, enquanto que para outros se refere a uma condição que prevalece sempre que a precipitação é insuficiente para atender às necessidades das atividades humanas. As condições que caracterizam o fenômeno da seca variam no mundo todo, a depender da intensidade e da frequência das precipitações, umidade do solo, entre outros fatores. A região a ser estudada envolve três municípios do interior do estado de Pernambuco: Cabrobó, Bodocó e Ouricuri – tendo os dois últimos municípios as totalidades dos seus territórios localizadas dentro da bacia hidrográfica do rio Brígida, e Cabrobó com apenas uma pequena porção pertencente a esta Bacia. Para a análise das séries históricas de precipitação, optou-se pela elaboração de planilhas eletrônicas automatizadas por macro para se determinar os períodos de seca através do Índice de Severidade de Palmer (PDSI) que é comprovadamente um índice de seca confiável, acurado e adequado a locais que tenham secas caracterizadas por longos períodos, como o nordeste brasileiro. A utilização do PDSI permitiu realizar uma análise e um comparativo da evolução das secas ao longo do tempo, medindo a perda e a demanda de fornecimento e umidade de solo para os três municípios em estudo durante os anos de 1961 a 2016. Os resultados apontaram que a intensidade da seca nos municípios de Bodocó e Cabrobó tende a diminuir, com uma redução maior para o município de Cabrobó, enquanto que para o município de Ouricuri a intensidade da seca tende a aumentar levemente. No entanto, ao tratar da duração da seca para os municípios em estudo, os resultados apontaram uma tendência de redução da duração da seca apenas para o município de Cabrobó.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47067
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons