Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47054

Comparte esta pagina

Título : Variabilidade da cobertura vegetal do solo utilizando índice de vegetação no sertão de Pernambuco com dados orbitais
Autor : NASCIMENTO, Maria Hortência Silva do
Palabras clave : Engenharia Civil; Sensoriamento remoto; Petrolina; QGIS; Landsat
Fecha de publicación : 11-jul-2019
Citación : NASCIMENTO, Maria Hortência Silva do. Variabilidade da cobertura vegetal do solo utilizando índice de vegetação no sertão de Pernambuco com dados orbitais. 2019. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : O avanço das técnicas de Sensoriamento Remoto vem crescendo a cada ano e se torna cada vez mais acessível o estudo do índice de vegetação, com o intuito de se monitorar o comportamento do mesmo e suas variações, sendo esta uma forma de busca de aperfeiçoamento do método e soluções práticas para avanços na área. O objetivo deste trabalho foi estudar o Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e suas variações ao longo dos anos nos municípios de Petrolina e Lagoa Grande. Para isso, foram adquiridas imagens TM-Landsat 5 da área de estudo, referentes aos dias 04/10/2001 e 22/01/2007 na órbita 217 e pontos 66 e 67 a partir do banco de dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e processadas no software livre QGIS. Os valores mais altos de NDVI na faixa de 0,806 a 0,768 evidenciaram áreas com vegetação mais robusta, onde estão incluídos os perímetros irrigados da região e onde também é possível observar uma revitalização da mata ciliar na área de estudo. Os valores mais baixos na faixa de -0,406 a -0,549 estão diretamente relacionados aos centros urbanos dos municípios de Petrolina e Lagoa Grande, bem como corpos hídricos e áreas com pouca ou nenhuma vegetação. Valores de NDVI intermediários na faixa de 0,285 a 0,317 correspondem a áreas de vegetação rala ou rasteira, típico da vegetação da caatinga.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47054
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons