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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Nadège Sophie Bouchonneau da-
dc.contributor.authorMARCELINO, Emerson da Trindade-
dc.date.accessioned2022-10-13T12:48:15Z-
dc.date.available2022-10-13T12:48:15Z-
dc.date.issued2022-08-19-
dc.identifier.citationMARCELINO, Emerson da Trindade. Simulação numérica do comportamento mecânico de um corpo de prova Wol-Modificado utilizando modelos bidimensionais e tridimensionais pelo Método dos Elementos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47026-
dc.description.abstractEsse trabalho demonstra como o uso de modelos numéricos, que preveem o comportamento mecânico de um corpo de prova, podem contribuir no dimensionamento e na preparação de ensaios mecânicos experimentais. Nesse estudo, foi analisado o corpo de prova WOL-Modificado, que possui um parafuso interno e um pino de reação como dispositivos de carregamento. Esse corpo de prova é utilizado para avaliar a resistência de materiais à propagação de trincas considerando um carregamento de tração e o tipo de ambiente que estarão submetidos em serviço. Com apenas um teste com esse corpo de prova, é possível obter o valor do limiar da Tenacidade à Fratura Assistida pelo Ambiente do material. Para isso, é necessário medir diretamente a carga aplicada no corpo de prova utilizando um parafuso instrumentado. No entanto, o furo necessário para inserir um extensômetro nesse parafuso pode acarretar a diminuição da sua resistência mecânica. Devido à escassez de trabalhos que utilizam ferramentas numéricas para dimensionar testes com esse tipo de corpo de prova, este trabalho visa simular o comportamento mecânico durante o carregamento inicial de um corpo de prova WOL- Modificado com modelos tridimensionais e bidimensionais com o Método dos Elementos Finitos, considerando o furo axial no parafuso e o uso de diferentes tipos de aços no parafuso e no pino para avaliar a resposta mecânica do conjunto: corpo de prova, parafuso e pino. Foram realizados estudos de convergência das malhas para identificar qual a densidade de malha mais adequada para cada modelo. As simulações numéricas comprovaram que a presença do furo não provoca alterações significativas na integridade do parafuso. Também foram realizados dois estudos paramétricos. O primeiro considerou diferentes taxas de giro do parafuso para identificar aquela que produz uma taxa de carregamento inferior ao limite máximo estabelecido em norma. O segundo considerou diferentes coeficientes de atrito nos contatos, o qual demonstrou que a ausência de uma boa lubrificação resultará no surgimento de uma componente transversal do carregamento, podendo invalidar o teste.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectFraturapt_BR
dc.subjectCorpo de prova Wol-Modificadopt_BR
dc.subjectMétodos dos Elementos Finitospt_BR
dc.subjectParafuso Instrumentadopt_BR
dc.titleSimulação numérica do comportamento mecânico de um corpo de prova Wol-Modificado utilizando modelos bidimensionais e tridimensionais pelo Método dos Elementos Finitospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARRASCO, Jorge Antonio Palma-
dc.contributor.advisor-coBARBOSA, José Maria Andrade-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6802959208748493pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5210533486699425pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxThis work demonstrates how the use of numerical models, which predict the mechanical behavior of a specimen, can contribute to the design and preparation of experimental mechanical tests. In this study, the Modified-WOL specimen was analyzed, which has an internal bolt and a reaction pin as loading devices. This specimen is used to evaluate the materials’ resistance to the propagation of cracks considering a tensile load and the type of environment that will be submitted in service. With just one test with this specimen, it is possible to obtain the value of the threshold Fracture Toughness for Environment-Assisted Cracking of the material. For this, it is necessary to measure directly the load applied to the specimen using an instrumented bolt. However, the hole needed to insert a strain gauge into this bolt can lead to a reduction in its mechanical strength. Due to the scarcity of works that use numerical tools to dimension tests with this type of specimen, this work aims to simulate the mechanical behavior of a Modified-WOL specimen during the initial loading with three- dimensional and two-dimensional models with the Finite Element Method, considering the axial hole in the bolt and the use of different types of steel in the bolt and pin to evaluate the mechanical response of the set: specimen, bolt, and pin. Mesh convergence studies were carried out to identify the most adequate mesh density for each model. Numerical simulations proved that the presence of the hole does not cause significant changes in the integrity of the bolt. Two parametric studies were also performed. The first considered different bolt turning rates to identify the one that produces a loading rate lower than the maximum limit established in the standard. The second considered different coefficients of friction in the contacts, which demonstrated that the absence of good lubrication will result in the evolution of a transverse component of the load, which may invalidate the test.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9085140310628380pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6749188011494040pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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