Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4702
Title: Os saberes docentes dos professores iniciantes do ensino Superior: um estudo na universidade federal de Pernambuco
Authors: Costa Lima Corrêa de Araújo, Kátia
Keywords: Saberes docentes; Carreira docente; Formação pedagógica
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Costa Lima Corrêa de Araújo, Kátia; Maria de Oliveira Melo, Márcia. Os saberes docentes dos professores iniciantes do ensino Superior: um estudo na universidade federal de Pernambuco. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Neste estudo, procuramos compreender o processo de construção dos saberes docentes dos professores universitários em início de carreira sob as influências dos contextos institucional e social. Para isso, analisamos as dificuldades e aprendizagens vivenciadas pelos professores nos primeiros anos da carreira docente, bem como buscamos identificar que saberes são produzidos, mobilizados e articulados na ação pedagógica. O estudo teve como campo de investigação a Universidade Federal de Pernambuco e como sujeitos participantes os professores universitários em início de carreira. A pesquisa foi realizada a partir da utilização de diferentes procedimentos metodológicos, como a análise documental, o questionário, a observação de sala de aula e a entrevista semi-estruturada, o que nos permitiu uma aproximação com a realidade investigada. Procedemos à análise e interpretação dos dados numa perspectiva qualitativa de pesquisa, considerando o fenômeno estudado em suas relações com o contexto institucional e social mais amplo. O estudo revelou que os professores constroem os saberes da docência universitária ao longo de suas trajetórias pessoais/profissionais, nas experiências do mundo social vivido, nas relações com os alunos, com o meio socioprofissional e nas relações didático-pedagógicas no contexto das situações de ensinoaprendizagem. Esses saberes se configuram a partir das demandas da prática educativa e do contexto sócio-institucional, orientando e fundamentando a prática docente, constituindo a especificidade de ser professor
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4702
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5809_1.pdf963.15 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.