Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46987

Compartilhe esta página

Título: “Frevendo” no chão da escola: ampliando os conhecimentos dos escolares de uma escola de Glória do Goitá sobre a dança folclórica frevo.
Autor(es): SILVA, Dayana Josineide Maria Cabral da
Palavras-chave: Dança; Folclore; Educação; Frevo
Data do documento: 30-Set-2022
Citação: SILVA, Dayana Josineide Maria Cabral da. “Frevendo” no chão da escola: ampliando os conhecimentos dos escolares de uma escola de Glória do Goitá sobre a dança folclórica frevo. 2022. 63 p. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: As danças folclóricas representam as tradições e cultura de um povo de uma determinada região. Neste sentido, as danças do folclore brasileiro se apresentam como uma forma de resgatar as origens, costumes, valores típicos do povo brasileiro. Entretanto, esse conteúdo encontra-se carente de reflexões acerca de seu papel educacional, sendo vivenciado apenas nas datas comemorativas do calendário escolar. Com isso, cabe ao professor de Educação Física abordar esses conhecimentos em suas aulas de uma maneira que possibilite ao aluno formar um pensamento crítico sobre essa temática que envolve a cultura corporal do movimento que pode proporcionar aos alunos reviver a ligação entre o presente e o passado descobrindo a riqueza cultural que está presente nas danças folclóricas brasileiras. Portanto, a presente pesquisa objetivou a ampliação dos conhecimentos e a valorização do frevo enquanto conteúdo da Educação Física escolar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fundamentada na pesquisa-ação. Participaram da pesquisa 14 alunos do ensino fundamental I e II de uma escola municipal de Glória do Goitá, município pertencente ao estado de Pernambuco.Foi possível identificar uma ampliação nos conhecimentos em relação aos conteúdos relacionados à dança folclórica frevo, as aulas contribuíram para que os estudantes tivessem um melhor entendimento sobre a história e especificidades relacionadas à dança frevo. Foi observado o interesse dos educandos pela confecção da sombrinha, e alegria ao vivenciar os passos do frevo e a criatividade ao montar as coreografias. O frevo é uma manifestação cultural relevante para ser abordado na escola, que permite aos educandos uma maior compreensão e valorização da cultura a qual pertencem. O frevo como conteúdo para ser vivenciado nas aulas de educação física escolar se apresentou como uma estratégia valiosa, pois por meio das intervenções percebeu-se que é possível abordar a unidade temática dança de uma maneira criativa, divertida e que contribua para a formação integral dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46987
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dayana Silva.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons