Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46987

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMorais, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorSILVA, Dayana Josineide Maria Cabral da-
dc.date.accessioned2022-10-10T17:14:21Z-
dc.date.available2022-10-10T17:14:21Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.date.submitted2022-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Dayana Josineide Maria Cabral da. “Frevendo” no chão da escola: ampliando os conhecimentos dos escolares de uma escola de Glória do Goitá sobre a dança folclórica frevo. 2022. 63 p. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46987-
dc.description.abstractAs danças folclóricas representam as tradições e cultura de um povo de uma determinada região. Neste sentido, as danças do folclore brasileiro se apresentam como uma forma de resgatar as origens, costumes, valores típicos do povo brasileiro. Entretanto, esse conteúdo encontra-se carente de reflexões acerca de seu papel educacional, sendo vivenciado apenas nas datas comemorativas do calendário escolar. Com isso, cabe ao professor de Educação Física abordar esses conhecimentos em suas aulas de uma maneira que possibilite ao aluno formar um pensamento crítico sobre essa temática que envolve a cultura corporal do movimento que pode proporcionar aos alunos reviver a ligação entre o presente e o passado descobrindo a riqueza cultural que está presente nas danças folclóricas brasileiras. Portanto, a presente pesquisa objetivou a ampliação dos conhecimentos e a valorização do frevo enquanto conteúdo da Educação Física escolar. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem fundamentada na pesquisa-ação. Participaram da pesquisa 14 alunos do ensino fundamental I e II de uma escola municipal de Glória do Goitá, município pertencente ao estado de Pernambuco.Foi possível identificar uma ampliação nos conhecimentos em relação aos conteúdos relacionados à dança folclórica frevo, as aulas contribuíram para que os estudantes tivessem um melhor entendimento sobre a história e especificidades relacionadas à dança frevo. Foi observado o interesse dos educandos pela confecção da sombrinha, e alegria ao vivenciar os passos do frevo e a criatividade ao montar as coreografias. O frevo é uma manifestação cultural relevante para ser abordado na escola, que permite aos educandos uma maior compreensão e valorização da cultura a qual pertencem. O frevo como conteúdo para ser vivenciado nas aulas de educação física escolar se apresentou como uma estratégia valiosa, pois por meio das intervenções percebeu-se que é possível abordar a unidade temática dança de uma maneira criativa, divertida e que contribua para a formação integral dos alunos.pt_BR
dc.format.extent63 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFrevopt_BR
dc.title“Frevendo” no chão da escola: ampliando os conhecimentos dos escolares de uma escola de Glória do Goitá sobre a dança folclórica frevo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8875763673998600pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573990227761049pt_BR
dc.description.abstractxFolk dances represent the traditions and culture of a people in a particular region. In this sense, Brazilian folklore dances are presented as a way of rescuing the origins, customs and typical values of the Brazilian people. However, this content is lacking in reflections about its educational role, being experienced only on commemorative dates of the school calendar. With this, it is up to the physical education teacher to approach this knowledge in their classes in a way that allows the student to form a critical thought on this theme that involves the body culture of movement that can provide students with reliving the link between the present and the past. discovering the cultural wealth that is present in Brazilian folk dances. Therefore, the present research aimed at expanding knowledge and valuing frevo as a content of school Physical Education. It was a qualitative research with an approach based on action research. Fourteen elementary school students I and II from a municipal school in Glória do Goitá, a municipality in the state of Pernambuco, participated in the research. It was possible to identify an increase in knowledge regarding the contents related to frevo folk dance, the classes helped students to have a better understanding of the history and specifics related to frevo dance. The students' interest in making the umbrella was observed, and they were happy to experience the frevo steps and the creativity when setting up the choreographies. Frevo is a relevant cultural manifestation to be addressed at school, which allows students to have a greater understanding and appreciation of the culture to which they belong. Frevo as a content to be experienced in school physical education classes was presented as a valuable strategy, because through the interventions it was realized that it is possible to approach the thematic unit dance in a creative, fun way that contributes to the integral formation of the students. students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Dayana Silva.pdf1,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons