Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46984

Compartilhe esta página

Título: Estudo de um melhor rendimento de um motor diesel, alterando parâmetros e combustível diesel e biodiesel
Autor(es): MONTENEGRO, Carlos Eduardo de Vasconcelos
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Motor de combustão interna; Diesel; Software EES; Modelagem
Data do documento: 3-Dez-2019
Citação: MONTENEGRO, Carlos Eduardo de Vasconcelos. Estudo de um melhor rendimento de um motor diesel, alterando parâmetros e combustível diesel e biodiesel. 2019. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O desempenho dos motores de combustão interna é influenciado por vários parâmetros como taxa de compressão, razão de corte, rotação de trabalho, combustível utilizado, temperatura e pressão na admissão. Observando a importância de cada vez melhorar o desempenho dos motores de combustão interna seja por motivos econômicos, ambientais ou até mesmo por consumo de mercado. Este trabalho visa estudar a influência das alterações desses parâmetros do motor no desempenho dele. Para isto foi feita uma modelagem de um motor a combustão interna por compressão no software EES e em seguida foram feitas algumas simulações com as devidas alterações dos parâmetros. Para validar a modelagem foi tomado como base o motor da Hilux SR5 2.8 do ano de 1997 e verificado os resultados. Em seguida foi simulado a alteração da taxa de compressão, razão de corte e combustível utilizado e posteriormente obtido a influência destes na potência e rendimento do motor.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46984
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons