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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46944

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, José Jeferson do Rego-
dc.contributor.authorAVELINO, Hugo Lemos-
dc.date.accessioned2022-10-06T22:34:45Z-
dc.date.available2022-10-06T22:34:45Z-
dc.date.issued2018-11-12-
dc.date.submitted2022-10-06-
dc.identifier.citationAVELINO, Hugo Lemos. Metodologia para o desenvolvimento de projetos de cimbramento industrializados de laje METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE CIMBRAMENTO INDUSTRIALIZADOS DE LAJES. 2018. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46944-
dc.description.abstractÉ notório o nível de importância que o planejamento e os projetos fazem em uma construção, essa importância, entretanto é negligenciada por diversos profissionais do ramo, que foram acostumados a terem uma demanda muito grande de obras e pouco tempo para planejamento durante a boa era da construção, essa falta de planejamento acarretou em diversos desperdícios de material e um grande aumento no orçamento global dos empreendimentos. No quesito de projetos de cimbramento não foi diferente, a montagem dessas estruturas provisórias, muitas vezes eram confiadas na experiência de profissionais, com a utilização de madeira, e o reuso desses materiais eram bem reduzidos, com uma montagem que demorava muito tempo para ser concluída. Com o intuito de aumentar a quantidade de vezes para o reuso, por uma questão sustentável, e reduzir o tempo de montagem, aumentando assim a produtividade, surgiram os cimbramentos industrializados no Brasil, sendo maioria dos materiais importados e sem muito estudo sobre o mesmo, foi se consolidando no mercado com o intuito de aumentar a produtividade. Cimbramento é composto basicamente de 3 elementos básicos: suporte, trama e compensado, além dos acessórios extras para cada situação envolvida, e é com o intuito de mostrar o procedimento e as tomadas de decisões para um projeto de cimbramento, que esse relatório foi desenvolvido, e virá como uma espécie de manual se especificando nas lajes mais comuns utilizadas no Brasil (ex.: lajes nervuradas, maciças e treliçadas). Diante dos resultados desse trabalho, poderemos tirar conclusões da importância do desenvolvimento desses projetos e de um estudo mais aprofundados acerca dos elementos básicos do processo.pt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.subjectcimbramentopt_BR
dc.subjectescoramentopt_BR
dc.subjecttramapt_BR
dc.subjectcompensadopt_BR
dc.subjectlajespt_BR
dc.subjectmanualpt_BR
dc.titleMetodologia para o desenvolvimento de projetos de cimbramento industrializados de lajespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3569829423106163pt_BR
dc.description.abstractxIt’s notorious, the level of importance that the planning and the projects make in a construction, this importance, however is neglected by several professionals of the market, who were accustomed to have a lot of works and not so much time for planning during the great times of construction, this lack of planning resulted in several material wastes and an increase in the overall budget of the projects. In the case of shoring, it wasn’t different, the assembly of these temporary structures, were often entrusted in the experience of professionals, with the use of wood, and the reuse of these materials were very low, with an assembly which took a very long time. In order to increase the number of times for reuse, due to a sustainable issue, and to reduce assembly time, thus increasing productivity, industrialized shoring appeared in Brazil, most of them imported materials and without much study on this, was consolidating itself in the market to increase productivity. Shoring consists basically of 3 basic elements: support, weft and plywood, in addition to the extra accessories for each situation involved, and it is with the intention of showing the procedure and the decision making for a shoring project, that this report will come as a manual, being more specified in slabs of the most common types used in Brazil (for examples: massive, trelissed and ribbed slabs). From the results we can draw conclusions about the importance of developing these projects and a more in-depth study of the basic elements of the process.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Cartográficapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

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