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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46891

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Título: A construção da relação ao saber de professores de origem popular : mapeamento da produção científica e estudo de caso com docentes universitários doutores em matemática
Autor(es): BASTOS, Andreia dos Anjos
Palavras-chave: Educação – Finalidades e objetivos; Educação – Aspectos sociais; Incentivos na educação; Motivação na educação; Sucesso
Data do documento: 22-Abr-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BASTOS, Andreia dos Anjos. A construção da relação ao saber de professores de origem popular: mapeamento da produção científica e estudo de caso com docentes universitários doutores em matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruru, 2022.
Abstract: O objetivo deste estudo foi investigar os respectivos papéis da família e dos docentes na construção da relação ao saber de alunos de origem popular que obtiveram êxito nos estudos. Para tanto, realizamos estudos de caso, apoiados pela metodologia da Narrativa Autorreflexiva Actancial. A partir dela, reconstruímos a trajetória de escolarização de dois alunos de famílias populares que se tornaram doutores em Matemática e professores universitários. Os textos de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron apresentam uma escola explicada a partir de dados estatísticos que exprimem uma correlação entre origem social e desempenho escolar. Posto de outro modo, filhos de famílias de classe média e alta teriam maior probabilidade de obter êxito nos estudos escolares enquanto filhos de famílias de origem popular teriam o fracasso como resultado mais provável. Bernard Charlot reconhece a pertinência da correlação, contudo refuta que a mesma seja determinística, explicando que não há uma causalidade entre a origem e o desempenho escolar. A hipótese apresentada por Charlot é de que o aproveitamento escolar depende da relação do aluno com o saber e com a escola: quanto mais essa relação faz sentido, maior mobilização para a aprendizagem terá o sujeito. Ante este cenário, buscamos identificar os processos intrínsecos às relações com familiares e professores que favoreceram a construção do sentido e da mobilização na escola, no caso de dois estudantes de origem popular, que alcançaram êxito e ascensão social a partir dos estudos. Estes casos não invalidaram a observação macrossociológica de Bourdieu e Passeron, mas evidenciaram que a relação ao saber científico pode não apenas ser singular e intransferível, como anuncia Charlot, mas uma construção dinâmica, a partir de interações sociais e atividades intelectuais e escolares, impulsionadas pelas famílias e pelos professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46891
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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