Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46882

Compartilhe esta página

Título: O potencial das ciências cartográficas e geotecnologias no desenvolvimento e implantação de projetos de energia eólica e solar
Autor(es): SILVA, Tácito Richarles Ferreira da
Palavras-chave: Engenharia Cartográfica e Agrimensura; Prospecção; Energia renovável; Análise geoespacial
Data do documento: 27-Jun-2018
Citação: SILVA, Tácito Richarles Ferreira da. O potencial das ciências cartográficas e geotecnologias no desenvolvimento e implantação de projetos de energia eólica e solar. 2018. 143 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Este trabalho apresenta de forma sistemática a aplicação das ciências cartográficas e geotecnologias no desenvolvimento e implantação de sistemas de aproveitamento de energia eólica e solar. A partir da disseminação do conceito de energias renováveis e a necessidade atual e constante de produzir energia com fontes não poluentes, surgiu à importância de mostrar a contribuição da Engenharia Cartográfica nesse contexto. A metodologia estabelecida abrange a prospecção solar e eólica. No contexto da energia solar, a área de estudo tem como critério a aproximação de uma subestação e radiação solar do local, prosseguindo com a análise geoespacial no intuito de encontrar todos os possíveis impedimentos na implantação da Central Geradora Solar Fotovoltaica (UFV), seguindo todas as legislações vigentes, indo até a estimativa da área necessária e as indicações de locais para implantação de UFV. No contexto da energia eólica, a região de estudo teve como critério a existência de altas velocidades de ventos e que fosse uma área que abrangesse diversos impedimentos na implantação da Central Geradora Eólica (EOL), prosseguindo com a análise geoespacial e rugosidade, indo até a geração de um mapa eólico local e indicação de layout para o posicionamento dos aerogeradores. A partir das análises realizadas, foi possível gerar um mapeamento das exclusões e impedimentos, como também a indicação de áreas para implantação de UFV com potência de 500 e 210MW e indicação de layouts para implantação de aerogeradores em uma EOL. Por fim, a Engenharia Cartográfica mostrou-se uma poderosa ferramenta para os projetos solares e eólicos, além de ser bastante versátil, visto que possui interdisciplinaridade com a Meteorologia, Geografia, Biologia, Engenharia Elétrica, Civil, de Energia, Geologia e as demais geociências, tendo sua parcela de contribuição para a economia mundial, estudos e pesquisas de desenvolvimento social e urbano e a busca de alternativas para produção de energia de fontes não poluentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46882
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons