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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46877

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Título: Redução da umidade do bagaço de cana-de-açúcar para otimização do processo de geração de energia
Autor(es): SILVA, Ramires Nogueira da
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Bagaço da cana-de-açúcar; Cogeração; Eficiência; Secagem
Data do documento: 14-Dez-2018
Citação: SILVA, Ramires Nogueira da. Redução da umidade do bagaço de cana-de-açúcar para otimização do processo de geração de energia. 2018. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A preocupação com a matriz energética brasileira em meio à crises relacionadas a disponibilidade de recursos naturais existentes, principalmente quanto à geração hidrelétrica, fez com que o bagaço da cana-de-açúcar passasse a ser valorizado como fonte de energia. Portanto, o setor sucroalcooleiro aproveitou essa oportunidade para diversificar ainda mais sua lista de subprodutos provenientes do esmagamento da matéria-prima. A importância da cogeração de energia elétrica a partir do bagaço tem se tornado uma alternativa que condiz com o cenário atual do nosso país e do mundo, uma vez que é uma fonte renovável que pode reduzir os impactos ambientais e disponibilizar energia elétrica a custos reduzidos. O aumento da eficiência operacional dos sistemas a vapor em que o bagaço é consumido, reflete diretamente na diminuição do consumo de combustível e no aumento da geração de excedentes de eletricidade. O presente trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a influência da redução do teor de umidade inicial do bagaço para posterior geração de energia elétrica através do projeto de um equipamento de secagem. Com o intuito de otimizar a eficiência energética das caldeiras, reduzir a umidade da biomassa antes da queima e reduzir a temperatura dos gases de escape, desempenhou-se análises dos experimentos em escala de bancada e simulações em CFD.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46877
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



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