Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4686
Title: Simetria axial : uma seqüência didática para alunos da 6ª série com o uso de software de geometria dinâmica
Authors: Socorro Alves, Dayse
Keywords: Cabri-Géomètre;Visualização;Engenharia Didática;Reflexão Axial;Simetria
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Socorro Alves, Dayse; Gitirana Gomes Ferreira, Verônica. Simetria axial : uma seqüência didática para alunos da 6ª série com o uso de software de geometria dinâmica. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: Inserindo-se no âmbito do ensino e aprendizagem da Geometria, esta pesquisa propõe a investigação dos efeitos de uma seqüência didática sobre o conceito de um tipo de Isometria, a Reflexão Axial, com treze alunos da 6ª série de uma escola pública, em um ambiente de geometria dinâmica, o Cabri-Géomètre. Para isto, fundamentamo-nos nos preceitos teóricos de Hershkowith e Laborde no que diz respeito à visualização em Geometria e ao uso do Cabri-Géomètre de Hölzl sobre o arrastamento de figuras no Cabri e Artigue acerca da importância da seqüência didática como prática de pesquisa. Com este objetivo, procuramos, primeiramente, identificar os enfoques dos livros didáticos de 5ª a 8ª série, dos currículos americanos e franceses, do PCN de Matemática e posteriormente as concepções prévias dos alunos acerca do conceito, levando em conta as variáveis didáticas como eixo de reflexão, posição da figura, papel de base e propriedades da Reflexão Axial. Os resultados da seqüência apontaram a influência do Cabri-Géomètre no desempenho dos alunos quanto à construção de figuras simétricas assim como à associação entre os desenhos geométricos da tela e no que concerne às propriedades da Reflexão Axial. A seqüência didática foi eficiente quanto à identificação das características de pontos e figuras simétricas obtidos através da reflexão em torno de uma reta, do eixo de simetria, todavia, precisa ser retomada quanto às questões que visam à generalização das propriedades da Simetria Axial pelos alunos
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4686
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5751_1.pdf3.08 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.