Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46856
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JUSTO, Wellington Ribeiro | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Rafaela Camila da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-04T15:43:31Z | - |
dc.date.available | 2022-10-04T15:43:31Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-30 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Rafaela Camila da Silva. Avaliação das políticas de prêmio por produtividade nas escolas públicas brasileiras: contribuições da gestão educacional de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46856 | - |
dc.description.abstract | O objetivo desta dissertação é avaliar a política educacional de prêmios de salário por produtividade no desempenho dos professores e servidores nas escolas estaduais do Governo de Pernambuco durante o período de 2013 a 2019, utilizando o modelo estatístico de diferenças em diferenças (DD). Para estimação do modelo, foram utilizados dados dos censos escolares do INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos), coletados nas provas do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) para as escolas públicas estaduais do ensino básico e médio do estado de Pernambuco. Para seleção das escolas tratadas no modelo, foram utilizadas informações da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco sobre a concessão do bônus escolar nos anos de 2013, 2015, 2017 e 2019. A estimação do modelo DD, para avaliação do bônus no período, foi feita com base nas contribuições recentes de aperfeiçoamento do modelo. Foram analisados os efeitos da política de premiação sobre o desempenho dos alunos nas provas de matemática e português no quinto e nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio e sobre a evolução na nota do IDEB. Os resultados mostraram que a política de bônus educacional do Governo de Pernambuco foi eficaz para aumentar as notas dos alunos nas disciplinas de português e matemática em 8,47 e 8,42 pontos, respectivamente, da mesma forma que possibilitou uma melhoria na nota do IDEB de 1,71 pontos nos anos finais e 1,49 nos anos iniciais do ensino fundamental e de 0,17 pontos no ensino médio. Os testes de robustez aplicados na análise confirmaram estatisticamente esses resultados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Produtividade - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Prêmios – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Gestão da qualidade total na educação – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.title | Avaliação das políticas de prêmio por produtividade nas escolas públicas brasileiras : contribuições da gestão educacional de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1791562342286273 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4131622854992293 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agreste | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this dissertation is to evaluate the educational policy for wage premium on productivity on performance of professors and staff in the state public schools of the state of Pernambuco during the period 2013-2019. For the evaluation of the policy, it was estimated a model of difference-in- differences (DiD) on the grades of the subjects of portuguese and mathematics. For the estimation of the model, data from the System SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), administered by INEP (Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos) were used for the state public schools of the State of Pernambuco. For the selection of schools treated in the model, data from the Secretaria de Educação de Pernambuco were used for the years 2013, 2015, 2017 and 2019.This evaluation will be made through a DiD model, which will be runned in its most modern version developed by the updated papers quoted in the references section of this dissertation. The estimation of the model for evaluating the wage premium policy was made following recent theoretical contributions for its improvement. The effect of the premium policy on the performance of students in the grades of math and portuguese in the basic and high school networks and in the IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) index was finally analyzed. Results shown that the educational policy of the Government of Pernambuco was effective to increase the grades of Portuguese and math in the amounts of 8,47 and 8,42 points, respectively, and to improve the grade of IDEB in 1,71 points in the final years and 1,49 points in the initial years of the elementary schools and in 0,17 points in the state high schools benefitted. Robust texts applied in the analysis confirmed that results were statistically significant. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Economia / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Rafaela Camila da Silva Ferreira.pdf | 1,58 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons