Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46846

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFUGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Maria Gabriela Silva do-
dc.date.accessioned2022-10-03T17:27:27Z-
dc.date.available2022-10-03T17:27:27Z-
dc.date.issued2022-09-30-
dc.date.submitted2022-10-01-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Gabriela Silva da. Desafios vivenciados no estágio de ensino de educação física escolar 1 (infantil), no formato remoto, durante a pandemia de covid-19: análises dos relatórios de estágio da turma 2020.2. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, CAV, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46846-
dc.description.abstractA Educação Infantil é determinada como a primeira das etapas da Educação Básica, que tem o intuito de educar crianças desde o zero a cinco anos de idade. A Educação Física na Educação Infantil conta com muitas experiência e vivencias, nas quais tanto a criança como o professor aprendem. O objetivo desta pesquisa foi investigar os desafios do ensino remoto vivenciados por discentes do curso de Licenciatura em Educação Física, do CAV-UFPE, ao planejar e desenvolver aulas durante a atividade curricular de Estágio Escolar l (Infantil), para entender como eles foram construindo suas regências de aulas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Foram analisados 5 relatórios, desenvolvidos por 13 acadêmicos matriculados na disciplina de Estágio de Ensino de Educação Física Escolar 1 (Infantil) da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico da Vitória. Foram evidenciadas limitações ao processo formativo, que se configuram como novas aprendizagens e como desafios a serem superados à formação inicial, contudo, contribuiu significativamente na vida profissional dos acadêmicos do CAV-UFPE. O estágio no ensino remoto emergencial, possibilitou aos licenciados vivenciar a realidade do ensino nas escolas públicas, superar as limitações advindas das aulas e proporcionar momentos de reflexões sobre o profissional docente, permitindo desfrutar experiências novas de ensinar e de aprender junto as crianças.pt_BR
dc.format.extent28 ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.titleDesafios vivenciados no estágio de ensino de educação física escolar 1 (infantil), no formato remoto, durante a pandemia de COVID-19: análises dos relatórios de estágio da turma 2020.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxEarly Childhood Education is determined as the first stage of Basic Education, which aims to educate children from zero to five years of age. Physical Education in Early Childhood Education has many experiences and experiences, in which both the child and the teacher learn. The objective of this research was to investigate the challenges of remote teaching experienced by students of the Degree in Physical Education, at CAV-UFPE, when planning and developing classes during the curricular activity of Internship School l (Children), to understand how they were building their classroom guidelines. This is a bibliographic research with a qualitative approach. Five reports were analyzed, developed by 13 academics enrolled in the discipline of Teaching Physical Education Teaching Internship 1 (Children) at the Federal University of Pernambuco at Centro Acadêmico da Vitória. Limitations to the training process were evidenced, which are configured as new learning and as challenges to be overcome in initial training, however, it contributed significantly to the professional life of CAV-UFPE academics. The internship in emergency remote teaching made it possible for graduates to experience the reality of teaching in public schools, overcome the limitations arising from the classes and provide moments of reflection on the teaching professional, allowing them to enjoy new experiences of teaching and learning with children.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Gabriela Silva do Nascimento.pdf658,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons