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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorPONTES, Eduarda Fernanda da Costa-
dc.date.accessioned2022-09-30T16:23:12Z-
dc.date.available2022-09-30T16:23:12Z-
dc.date.issued2022-03-15-
dc.identifier.citationPONTES, Eduarda Fernanda da Costa. Uma composição de orquestrações instrumentais de formação sobre sala de aula invertida. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46831-
dc.description.abstractEsta pesquisa buscou construir, experimentar e validar uma composição de Orquestrações Instrumentais de Formação On-line sobre a Sala de Aula Invertida (SAI) para licenciandos em Matemática. Partiu-se da seguinte questão de pesquisa: Como planejar uma formação de professores constituída por uma composição de orquestrações instrumentais, para contribuir na construção de conhecimentos dos licenciandos sobre a Sala de Aula Invertida? Os fundamentos da pesquisa foram divididos em dois blocos. O primeiro traz à tona a concepção de metodologias ativas com enfoque na sala de aula invertida. O segundo constrói a noção de Orquestração Instrumental de Formação On-line alicerçada em seis construtos-chaves: as noções de situação e esquema; a de gênese instrumental; a Orquestração Instrumental, incluindo a noção de performance didática; a Metaorquestração Instrumental e a Orquestração Instrumental on-line (OI on-line). A metodologia teve por base a construção de uma composição com três OI on-line, com o intuito de promover uma discussão teórico-prático-reflexiva acerca da SAI. As orquestrações instrumentais pensadas trazem a descrição da configuração didática e do modo de execução, seguindo o design proposto na Metaorquestração Instrumental. A performance da OI de formação on-line foi realizada de modo complementar para estudantes de licenciatura. Ao final, dois estudantes compuseram o rol de participantes da pesquisa. A performance didática da composição de orquestração foi gravada como videoconferência. Serviram de dados, ainda, documentos construídos ao longo da formação e diários de bordo feitos segundo as observações da formadora. Os dados coletados seguiram uma análise microgenética, com descrição das suas etapas. Os resultados nos mostram que as orquestrações instrumentais desenvolvidas conseguiram proporcionar conhecimento acerca da SAI e do seu planejamento. Apesar disso, evidenciaram uma comparação significativa entre o método tradicional e outros métodos de ensino. Aponta-se a necessidade de mais formações apresentando esses métodos, não só para ampliar o conhecimento dos professores atuais ou futuros, mas também no sentido de garantir aos alunos estarem sempre no centro desse processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetaorquestração instrumentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectGênese instrumentalpt_BR
dc.titleUma composição de orquestrações instrumentais de formação sobre sala de aula invertidapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1042275107359570pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to build, experiment and validate a composition of Instrumental Orchestrations for Online teacher education in the Flipped Classroom for undergraduate students in Mathematics. The starting point was the following research question: How to plan a teacher education course to contribute to the preservice teachers' knowledge of the Inverted Classroom teaching methodology? The framework has two blocks. The first enlightens the design of active learning methodologies, focusing on the flipped classroom. The second builds the notion of Instrumental Orchestration based on six key constructs: situation and schema; instrumental genesis; instrumental orchestration, including its components (didactic configuration, exploration mode, and didactic performance); instrumental meta orchestration, and finally, the online instrumental orchestration (online IO). The research method comprised the construction of a composition with three online IO to promote a theoretical-practical- reflective discussion about the flipped classroom learning method. The online instrumental orchestration composition follows the didactic configuration and the exploration mode design proposed in the Instrumental Metaorchestration. The composition of Online IO was carried out as a complementary course for preservice teachers using videoconference. Our preservice teacher participants were two students. The recording of the videoconference allowed the analysis of the didactic performance. The preservice teachers' protocols and the researcher's logbook also comprised the data. The collected data followed a microgenetic analysis technic with a description of its stages. The results revealed that the composition of online IO developed promoted preservice teachers' knowledge about the flipped classroom and how to plan it. Despite it, they showed a significant comparison between the traditional method and other teaching methods. It points out the need for more courses about active learning methods, not only to expand the knowledge of current or future teachers but also to guarantee that students are always at the centre of this process.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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